• Boas Práticas: Janela Aberta à Família – um estudo sobre comunicação e literacia em saúde

    O Janela Aberta à Família é um programa de prevenção na área da saúde materno-infantil, no Algarve, cuja estratégia é a comunicação periódica de informação sobre parentalidade aos pais inscritos, quer pela internet quer fisicamente, nos serviços de saúde.

    Pretende-se ajudar os pais, através de informação preparada por profissionais credíveis, na sua por vezes árdua tarefa de educar os filhos.

    O programa tem tido a preocupação de utilizar da forma mais inovadora possível as novas tecnologias de informação e comunicação, sem esquecer as formas de comunicação tradicionais.

    Mais informação

    Por: António Pina, coordenador do Programa
  • Literacia para os Media – Uma cidadania activa na sociedade da informação actual

    Folheto da Comissão Europeia que apresenta, de uma forma simples e atractiva, o que é a Literacia para os Media.

    Por: Comissão Europeia
  • Media Literacy (2010)

    Brochura da Comissão Europeia sobre a Literacia para os Media: o que é, sua relevância para a cidadania activa e a participação democrática; riscos dos conteúdos online; iniciativas da CE sobre esta a literacia para os media.

    Por: Comissão Europeia
  • Literacia para os Media

    O Programa da RTP "Nativos Digitais" dedicou a sua emissão do dia 10 de abril de 2011 à Literacia para os Media.
    É essencial a uma sociedade saudável ter cidadãos que saibam interpretar o que veem, leem e ouvem. Mas também a saber produzir conteúdos, já que, agora, todos podem ser produtores de media.

    Por: Programa Nativos Digitais - RTP
  • O que é a Literacia para os Media?
     
    Por: Mark Johnson
  • Nativos Digitais

    Programa transmitido pela RTP sobre temas relacionadas com os media e a sociedade de informação que se enquadra no âmbito da literacia mediática.

    Por: RTP2
  • Jornalismo 2.0 (2007)

    Ao longo da sua história, nunca o jornalismo sofreu mudanças tão radicais e tão aceleradas quanto as que se vêm verificando na era da sociedade de informação e do digital. Este livro, da autoria de Mark Briggs, pretende constituir um guia do jornalismo online, na sua versão 2.0, para os profissionais da comunicação social, dando particular relevo à produção de notícias online e às novas técnicas de diálogo entre os jornalistas e o público, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento dos novos formatos da produção jornalísticas e dos novos hábitos de leitura por parte do público.

    Por: J–Lab e Knight Citizen News Network
Glossário
Teleconferência

Comunicação interactiva entre participantes, em locais diferentes, através de dispositivos de telecomunicações.

Ver Videoconferência

Galeria Multimédia
O que é a Literacia para os Media?
Eventos