• Media Smart lança plataforma de e-learning sobre publicidade

    Literacia sobre Publicidade
    Literacia para os Media


    O programa Media Smart lançou, no dia 3 de julho de 2014, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, a sua nova plataforma de E-Learning.

    Este programa de formação em E-Learning pretende preparar professores e educadores para a utilização do Media Smart em contexto de sala de aula, através de uma plataforma digital que garante a acessibilidade, conveniência e rigor, sem descurar a qualidade pedagógica.

    Mais informação

    Por: Media Smart
  • Associação Europeia de Editores de Jornais divulga iniciativas de Educação para os Media

    Associação Europeia de Editores de Jornais divulga um interessante conjunto de iniciativas de Educação para os Media desenvolvidas em 18 países da União Europeia.

    Por: Jornais Escolares / Literacia Mediática
  • Concurso 7 Dias, 7 Dicas sobre os Media - Ano letivo 2013-2014

    Este concurso é dirigido aos alunos dos ensinos básico e secundário e tem como objetivos continuar a fomentar o uso crítico e criativo dos media, uma utilização mais segura da Internet e o respeito pelos direitos de autor, bem como estimular dentro das escolas a colaboração entre os professores, os alunos, os jornais, rádios, televisões e bibliotecas escolares no âmbito da Educação para os Media.

    Ler mais.

    Por: Literacia Mediática
  • Utilização de Jornais nas Escolas

    A Direção-Geral da Educação (DGE) desenvolve, desde maio de 2013, uma iniciativa dedicada aos jornais escolares destinada a apoiar e divulgar boas práticas de utilização de jornais em contexto educativo, dando conta do trabalho realizado pelos docentes, nas escolas, com os seus alunos.
    Ler mais.

    Por: Direção-Geral da Educação
  • Agenda de Atividades de Literacia Digital

    Dirigida especialmente a alunos do ensino básico, professores, pais e encarregados de educação, esta publicação apresenta um conjunto de atividades que pretendem incentivar a exploração das plataformas e ambientes digitais de um modo lúdico e simultaneamente educativo.
    Ler mais.

    Por: Literacia Mediática
  • Agenda de Actividades de Educação para os Media (2011)

    Esta publicação tem como objectivo fornecer aos diferentes actores sociais, em particular, professores e alunos, um conjunto de ideias relacionadas com a educação para os media que possam pôr em prática nos seus contextos, adaptando-as, recriando-as e dando origem a novas experiências.

    Por: CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (UM)
  • ”( …) a literacia mediática é uma questão de inclusão e de cidadania na sociedade da informação de hoje (…) evitando ou diminuindo os riscos de exclusão da vida comunitária”

    No entender do Conselho Nacional de Educação (CNE), esta Recomendação, de que é autor, impõe-se pela omnipresença e importância que os media têm tomado na nossa vida individual e colectiva, sobretudo depois do extraordinário desenvolvimento das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC).

    Por: CNE - Conselho Nacional de Educação
  • Media and Information Literacy Curriculum for Teachers (2011)

    Este manual de formação para professores, no domínio da literacia para os media e a informação, foi lançado publicamente pela UNESCO em Junho de 2011 e destina-se a fornecer aos docentes ideias, directrizes e ferramentas para porem em prática na sua actividade educativa, adaptando-os às suas realidades, contextos, culturas e países.

    Por: UNESCO
  • Bibliografia sobre Media e Educação para Professores

    Iniciamos aqui a divulgação de bibliografia sobre media e educação para professores,  preparada pelo Plano Nacional de Leitura, com o objetivo de auxiliar os docentes nas suas atividades e práticas educativas relacionadas com estas áreas de estudo.

    Por: PNL - Plano Nacional de Leitura
  • Segurança das Crianças na Internet (2012)

    O Relatório do Projeto EU Kids online "How can parents support children’s internet safety?" recomenda que, em vez de imporem restrições, os pais devem fomentar a segurança das crianças na Internet através da partilha de experiências positivas no uso da Intenet com os seus filhos.

    Por: Literacia Mediática
  • Educação Mediática: do Analógico ao Digital (2009)

    Num ambiente cada vez mais dominado pela proliferação de media electrónicos, tem de se deixar de raciocinar meramente em termos de tecnologia para voltar a pensar em aprendizagem, comunicação e cultura. A escola deve oferecer uma plataforma para a comunicação aberta, contribuir para a democratização do acesso à tecnologia e, ainda, desempenhar um papel activo na promoção de perspectivas críticas sobre a tecnologia e de oportunidades criativas para a utilizar.

    Por: Revista Noesis, Ministério da Educação
  • Sob a coordenação de Maria Emília Brederode Santos, este documento (Junho de 2011) propõe às escolas dos ensinos básicos e secundário o desenvolvimento da Educação para a Cidadania que deverá ser transversal às várias disciplinas, integrando-se nas áreas curriculares disciplinares e não disciplinares, designadamente na Formação Cívica. Dentre os diversos temas referidos no documento, destaca-se o desenvolvimento de saberes e competências dos alunos no domínio da literacia para os media. Esta Proposta não é obrigatória, podendo as escolas adoptá-la ou não.

    Por: DGIDC/Ministério da Educação e Ciência
  • Projectos Media Lab dos jornais “Diário de Notícias” e “Jornal de Notícias”

    Os projectos Media Lab dos jornais “Diário de Notícias” e “Jornal de Notícias” têm por objectivo estimular uma relação proactiva dos jovens com os media, em particular com a imprensa. Constituindo-se como espaços de interacção e criatividade, estas iniciativas pretendem desenvolver programas e actividades de Educação para os Media, familiarizando os jovens, professores e demais interessados com as mais diversas ferramentas de fabricação e divulgação das notícias, sensibilizando-os para a importância da informação de qualidade e orientando-os para a compreensão e participação activa no espaço global da informação.

    Por: Media Lab DN e JN
  • Blogue do Projecto “Público na Escola”
     
    Por: Público na Escola
  • Prémios MEDEA 2012

    Os Prémios MEDEA foram criados em 2007, são promovidos pela Comissão Europeia e destinam-se a fomentar a inovação e as boas práticas no uso dos media (áudio, vídeo, gráficos e animação) na educação. Os prémios também reconhecem e promovem a excelência na produção e desenho pedagógicos de recursos multimédia de aprendizagem.

    O prazo de candidaturas aos Prémios MEDEA 2012 decorre até 17 de setembro de 2012.

    Por: Editor de conteúdos do Portal
  • Media Education - A Kit for Teachers, Students, Parents and Professionals (2006)
     
    Por: UNESCO
  • Guia para Pais e Professores sobre Música, Filmes, Televisão e Internet (2010)
     
    Por: Childnet International
  • Internet Literacy Handbook

    O manual sobre literacia para a internet é um guia para professores, pais e alunos que explica como tirar partido da internet e como proteger a privacidade nos sítios e redes sociais.

    Por: Conselho da Europa
  • Segurança na Internet (2010)
     
    Por: Conselho da Europa
  • MediaLit - Kit (2003)
     
    Por: Centre for Media Literacy
  • Usos, Riscos e Segurança Online das Crianças Europeias (2009 – 2011)

    Apresentação dos resultados principais sobre Portugal do inquérito “EU Kids Online II (2009 – 2011” levado a cabo junto de milhares de crianças europeias, entre os 9 e os 16 anos, e os seus pais. Este projecto, que envolveu 25 países europeus, permite ter uma perspectiva sobre riscos e segurança online, e sobre como as crianças e jovens europeus lidam com estes dois fenómenos.

    Por: EU Kids Online
  • Videojogos: o que os pais precisam de saber (2010)
     
    Por: Serviço de Pediatria do Hospital de Braga
Glossário
Literacia para os Media

É a capacidade para aceder, compreender e avaliar de uma forma crítica os diferentes aspectos dos media e dos seus conteúdos, bem como criar mensagens em diferentes contextos.

Galeria Multimédia
O que é a Literacia para os Media?