Utilização de Jornais nas Escolas

A Direção-Geral da Educação (DGE) desenvolve, desde maio de 2013, uma iniciativa dedicada aos Jornais escolares. É objetivo da Plataforma eletrónica Jornais Escolares apoiar e divulgar boas práticas de utilização de jornais em contexto educativo, dando conta do trabalho realizado pelos docentes, nas escolas, com os seus alunos. Pretende-se, ainda, dotar os docentes, os alunos e as escolas de conhecimento e ferramentas que os habilitem a fazer a edição digital dos seus jornais, dando origem a novos formatos ou, até, a novos projetos. Para o efeito, os professores coordenadores dos projetos de Jornal Escolar poderão registar o jornal que dinamizam no seu agrupamento / escola.

Em pleno século XXI, é geralmente aceite que os Media (jornais, TV, rádio, cinema, Internet, videojogos, telemóveis,…) possuem um papel cada vez mais fulcral na vida dos cidadãos, sobretudo depois do extraordinário desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Sendo a escola, além da família, o local privilegiado de educação de crianças e jovens, deverá dotar os alunos dos instrumentos para um melhor entendimento da realidade que os cerca e dos meios de comunicação, bem como para um melhor exercício da cidadania. O Jornal escolar tem sido, ao longo do tempo, um excelente instrumento de educação para a cidadania, de promoção do espírito crítico e de integração dos saberes a um nível transversal.

Esta iniciativa surge no âmbito das Linhas orientadoras de Educação para a Cidadania, publicadas pela DGE em dezembro de 2012, no contexto das quais a área de Educação para os Media é uma das áreas em desenvolvimento.

Conteúdo actualizado a 19-12-2013 às 10:54
Por: Direção-Geral da Educação