Agenda de Atividades de Literacia Digital

Apresentação

Esta publicação surge no âmbito de um Projeto de Investigação e Desenvolvimento intitulado “Escolinhas Criativas”, financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). O projeto conta com a participação de diversas entidades do Sistema Tecnológico Científico Nacional, incluindo a Universidade do Porto (Faculdade de Engenharia e Faculdade de Belas Artes), o Instituto Superior de Engenharia do Porto, o INESC Porto (agora INESC TEC), e a Universidade do Minho – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, bem como RTP e a Microsoft como parceiros. Colaboram ainda o Colégio Paulo VI (Gondomar) e Escolas do Ensino Básico do 1.º e 2.º ciclo.

O projeto tem como objetivo principal a evolução da plataforma colaborativa e social schoooools.com, concebida especialmente para escolas do ensino básico, com novas funcionalidades na área dos media digitais. Pretende-se, com a plataforma schoooools, proporcionar às comunidades educativas um espaço web privado que naturalmente fomente e potencie a colaboração, a inovação e a criatividade no processo de ensinoaprendizagem, dentro e fora da escola.

Para que os alunos, professores, pais e encarregados de educação possam tirar o máximo proveito das potencialidades das plataformas digitais, como é o caso da plataforma schoooools, reunimos nesta publicação um conjunto de atividades que pretendem incentivar a exploração destes ambientes de um modo lúdico e simultaneamente educativo.

As propostas foram escritas por investigadores ou por profissionais da educação, que conhecem bem o terreno. Em alguns casos, a plataforma é central na concretização das atividades; em outros, a plataforma surge como instrumental à realização das mesmas.

Há, no entanto, uma ideia comum a todas as atividades: incentivar um uso criativo e criterioso das plataformas e das redes digitais, procurando promover a literacia digital das crianças.

Texto integral da publicação
(PDF - 40 páginas - 7,43 KB)

Conteúdo actualizado a 19-12-2013 às 12:37
Por: Literacia Mediática