• 2.0.pos.jpg
  • 6.0.pos.jpg
  • 1.0.pos.jpg
  • 5.0.pos.jpg
  • 3.0.pos.jpg
  • 4.0.pos.jpg

Sete Dias com os Media 2015

Os média e as crianças
Universidade do Minho

A atividade consiste em dar consciência às crianças de que estão em constante contato com os meios de comunicação e que estes têm diversas utilizações possíveis. Avaliando o conhecimento sobre esta matéria, pretendemos que duas escolas básicas de 1º ciclo (mais especificamente duas turmas de quarto ano) interajam entre si, através de uma videochamada via Skype. A atividade terá também jogos didáticos no âmbito dos média.

Mais Info

 

A Nossa Escola e os Media
Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral 

Exposição coletiva de trabalhos realizados pelos alunos a diversas disciplinas, no âmbito dos media.

Ficha Técnica
Mais Info 


Quem és tu, media? 2.0
Universidade do Minho

No seguimento da iniciativa realizada no ano transato pelo nosso grupo de trabalho, o “Quem és tu, media”, decidimos fazer uma espécie de “upgrade” aos conteúdos apresentados, originado o “Quem és tu, media? 2.0”. Desta forma, pretendemos deslocar-nos, uma vez mais, à Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e lecionar três workshops: Informação e Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Audiovisual e Multimédia.

Mais Info

 

Os media na BD
Biblioteca Escolar Fernão Mendes Pinto - Almada 

Os alunos são convidados a consultar livros de banda desenhada na Biblioteca Escolar e a escolherem tiras relacionadas com os media, destacando a dimensão crítica patente na BD. Após a seleção, organizarão uma pequena exposição, com títulos e palavras-chave que traduzirão a sua ação reflexiva sobre o assunto.

Ficha Técnica
Mais Info 

 

Perceção e importância da televisão na terceira idade
Universidade do Minho

No âmbito do projeto “Sete Dias com os Média”, resolvemos desenvolver uma iniciativa que se centre na perceção dos idosos face à televisão. A escolha deste segmento etário deve-se ao facto destas pessoas terem assistido ao nascimento da televisão e às várias fases pela qual esta passou até à atualidade. São também aqueles que constituem a maior percentagem de telespectadores.

Mais Info

 

Arrow – We Won’t Fail this Work
Universidade do Minho 

Estudo sobre as comunidades de fãs da série Arrow em Portugal. No decorrer da atividade, o grupo está a analisar diversas publicações e artigos sobre a temática. Paralelamente, foi construído um questionário aplicado nas redes sociais, de maneira a atingirmos um maior número de respostas, com o objetivo de analisar o impacto da série. Na cidade de Braga, foi realizado um vídeo em formato vox-pop, no qual inquirimos indivíduos mais jovens acerca do conhecimento de Arrow e participação ativa nas comunidades de fãs existentes. 

Mais Info

 

Safety Mode
EB Elias Garcia

Participação nos Sete Dias com os Media a divulgar no blogue dos clubes e projetos e na revista do FlipBoard Safety Mode

Ficha Técnica
Mais Info


O ABC dos Media
Universidade do Minho

Esta atividade consiste na realização de um vox pop sonoro em que questionaremos um conjunto de pessoas de diferentes idades selecionadas aleatoriamente. A este vox pop adicionaremos intervenções da nossa parte onde complementaremos aquilo que é dito pelos participantes. 

Mais Info

 

Ah, tantos media na BE!
Biblioteca Escolar – Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo – Leiria

Em cada dia da semana, é disponibilizado um desafio relacionado com os media em diferentes suportes.

Mais Info

 

Os media aos teus olhos
Universidade do Minho

Esta será uma atividade que irá reunir alunos de diferentes cursos da Universidade do Minho. Estes terão uma lista de notícias da atualidade e deverão proceder a uma seleção e hierarquização das mesmas tendo em conta que estas seriam transmitidas num telejornal. As notícias serão selecionados pelo grupo organizador e serão de âmbitos variados (relacionadas com várias áreas: economia, saúde, cultura, política, Portugal, mundo, desporto, entre outras).

Ficha Técnica
Mais Info


Comunicação para tótós
Universidade do Minho 

Speed dating, Palestras, Atividades Práticas

Mais Info

 

Serviço Público de Media e Literacia Mediática 
Rádio e Televisão de Portugal 

Com esta iniciativa, o Núcleo Museológico e Apoio ao Serviço Público pretende divulgar junto do público escolar mais jovem, a importância do serviço público para a literacia mediática, nomeadamente no que decorre da atividade da RTP em geral e da área museológica da RTP em particular.

Mais Info

 

Visita aos cursos de água no concelho de Arraiolos - A importância da água no interior Alentejano
Agrupamento de Escolas de Arraiolos

Visita aos cursos de água no concelho, uma das turmas irá redigir artigos para o jornal. Uma turma irá recolher lixo e outra irá recolher água para análise. A visita será guiada por um elemento do Município. Serão feitas fotografias para divulgar nas diferentes plataformas e redes sociais.

Mais Info

 

Olhar a Televisão - Hábitos Televisivos na ESMTG
Biblioteca Escolar da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes

No dia 29 de abril de 2015, e até 10 de maio, a BESMTG lançará um questionário entre todos os membros da comunidade escolar, para saber quais são os seus programas de televisão preferidos. O questionário será enviado por e-mail, a todos os professores, e os alunos e funcionários não docentes responderão ao questionário, na sala de leitura da BESMTG. Os alunos de 11.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos tratarão da elaboração do questionário e da informatização dos dados (elaboração de gráficos e de infografias ou apresentação de diapositivos), para que os resultados possam ser disponibilizados nas plataformas digitais da BESMTG e afixados em lugares estratégicos da escola. Os resultados poderão, ainda, ser apresentados numa sessão pública, a dinamizar elos alunos da referida turma.

Mais Info

 

A promoção e o consumo de música
Universidade do Minho 

Com o tema “A promoção e o consumo de música” pretendo demonstrar a influência da publicidade e dos diferentes órgãos de Comunicação Social para o sucesso de determinados artistas em discernimento de outros que não possuem tantos meios para se promoverem. Quero entender se o sucesso de um artista está ligado, de alguma forma, à promoção da sua imagem. 

Mais Info

 

Publicidade: aprender a ver
Universidade do Minho

Esta actividade pretende criar consciência junto das crianças do primeiro ciclo para os “truques” utilizados pela publicidade para cativar a atenção do público, de modo a aumentar o seu espírito crítico perante este tipo de media. Ao fazê-lo ensinamos também alguns dos processos base da criação publicitária.

Mais Info

 

Mural das lamentações da UM
Universidade do Minho 

No âmbito desta iniciativa da literacia para os média, temos como ideia base convidar os alunos a partilharem a sua voz, através da criação de um mural de lamentações. Neste mural seria possível expressar ideias, experiências negativas/positivas, assim como sugestões sobre a Universidade do Minho. Em simultâneo, haveria uma página de facebook que seria atualizada em direto com as propostas dos alunos.

Mais Info

 

Jornalistas por 1 dia
Universidade do Minho 

A atividade consiste em levar uma turma de alunos do 12º ano da Escola Secundária Dona Maria II, de Braga, ao jornal local Diário do Minho. O objetivo da visita é que os alunos conhecam o funcionamento do jornal como todos os procedimentos necessários à elaboração de uma edição.

Mais Info

 


Os consumos televisivos na infância
Universidade do Minho
 

A afetação das crianças por parte dos media é uma das temáticas mais importantes de explorar. No caso deste trabalho, um estudo conduzido pela docente Sara Pereira, pretende-se compreender até que ponto os conteúdos televisivos que acompanham o dia-a-dia da infância de uma pessoa podem ter repercussões na sua vida futura, e se tal se verificar, porquê.

Mais Info

 

O outro lado dos média
Universidade do Minho 

Um grupo de alunos da Universidade do Minho, no âmbito da unidade curricular Média e Cultura Contemporânea, da licenciatura em Ciências da Comunicação, pretendem levar a cabo a actividade “O outro lado dos média”. Gostaríamos de realizar a iniciativa na próxima quinta-feira (8 Maio).

Mais Info

 

Concurso de ideias
EPA Carvalhais

Cada grupo concorrerá para um concurso de ideias, com o objetivo de justificar ideias acerca das limitações ou não da liberdade de expressão, tendo em conta a dignidade humana das pessoas visadas, designadamente com sátiras. O(s) grupo(s) cujas ideias forem consideradas, pelos professores orientadores da atividade, as mais bem fundamentadas será(ão) o(s) vencedor(es), tendo o direito de inscrever tais ideias num jornal de parede.

Ficha Técnica
Mais Info 

 

Exposição "Jornais da Brotero"
Escola Secundária Avelar Brotero - Coimbra

Expor todos os números do Jornal da Brotero, proporcionando aos alunos mais novos o contacto com edições mais antigas, bem como incentivá-los à participação.

Ficha Técnica
Mais Info

 

Workshop de fotografia
Universidade do Minho

Com a finalidade de dar a conhecer melhor o curso de Ciências da Comunicação, realizaremos uma breve introdução do plano curricular, com apoio de um docente, que seguidamente levará a cabo um workshop de fotografia relacionado com a área do Audiovisual.

Ficha Técnica

 

Jornalista por um dia
Escola Básica Nº 2 de Arganil 

Os alunos interpretam mensagens dos média, identificando propósitos implícitos, percebem como os média informam e formam a opinião, usam ferramentas digitais e ambientes sociais de partilha para produzir mensagens, interagir e comunicar com uma intencionalidade definida e escolhem/produzem produtos mediáticos, tendo em consideração quem os produz e consome.

Ficha Técnica
Mais Info

 

7 dias, 7 dicas
Escola Arqueólogo Mário Cardoso

Realização de um filme e cartazes sobre as regras de utilização dos media em contexto escolar.

Ficha Técnica
Mais Info

 

O Jornalíssimo vem à Biblioteca
Escola Secundária da Rainha Santa Isabel de Estremoz

Apresentação do Jornal Digital "Jornalíssimo" (http://www.jornalissimo.com) pela sua editora, Joana Guimarães Lopes, por vídeo conferência. Exploração do site e atividade orientada em torno dos conteúdos.

Ficha Técnica
Mais Info

 

Ciclo de Fotografia
Universidade Lusíada de Lisboa

Numa lógica de aulas abertas, a licenciatura em Comunicação e Multimédia da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Lusíada de Lisboa, através da unidade curricular de Técnicas de Fotografia, abre um espaço para que alunos e comunidade em geral contactem com diferentes géneros da fotografia, a partir da apresentação e debate com convidados especializados. Fotojornalismo, retrato, fotografia publicitária e comercial, moda, são alguns desses exemplos.

Ficha Técnica

 

Riscos e Prevenção: Como lidar com os riscos
Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo

A Biblioteca Escolar pretende dedicar a semana à sensibilização do uso correto das novas tecnologias, promovendo sessões de sensibilização sobre as regras de uso da Internet, com técnicos especializados, e, por outro lado, realizando sessões de cinema e debate, com filme que foca as consequências do uso indevido das informações pessoais e partilhadas através das novas tecnologias.

Ficha Técnica
Mais Info
 

 

A liberdade de imprensa ou a falta dela
Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos

A jornalista Margarida Santos Lopes, ex jornalista do Jornal Público, veio à Biblioteca Escolar falar sobre a liberdade de imprensa e/ou a falta dela em Portugal antes e após o 25 de abril, mas, sobretudo sobre a realidade que bem conhece nos países do Médio Oriente, zona do globo sobre a qual mais tem trabalhado. Falou-nos ainda do caso do Charlie Hebdo e outros.

Ficha Técnica
Mais Info

 

Apresentações 7 Dias, 7 Dicas
Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro

Os alunos vão criar apresentações no PowToon com dicas para os colegas. Estas apresentações serão colocadas na página da escola na internet e passarão no circuito interno de televisão de 5 a 12 de maio.

Ficha Técnica

 

Liberdade de expressão
Escola Básica e Secundária de Anadia

O desafio lançado aos mais diversificados intervenientes da sociedade foi aceite pelo Clube de Jornalismo e aprovado pelo Conselho Pedagógico. Apesar do início da Operação «7 dias com os Media» se ter verificado ontem 3 de maio, em que se assinalou o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, O Ciclista, apenas hoje publica o primeiro trabalho, devido à comemoração do Dia da Mãe. As atividades desenvolvidas e em desenvolvimento, pelos alunos do Clube e por outros que quiseram também associar-se a esta iniciativa, são subordinadas ao tema Liberdade de Expressão. 

Ficha Técnica

 

Pensar os Media
Escola Secundária da Baixa da Banheira

Reconhecer a importância dos diferentes Media,(Re)conhecer situações de risco associadas à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação , Conhecer formas de evitar / minorar situações de risco, Refletir sobre os nossos próprios comportamentos on-line,Utilizar a BE como um recurso pedagógico-didático.

Ficha Técnica
Mais Info

 

Liberdade de Expressão, o que é?
Agrupamento de Escolas de São Teotónio

Pequena Exposição com imagens sobre a liberdade de expressão ou a falta dela e painel de opinião onde os alunos deixam a sua ideia sobre liberdade de expressão.

Ficha Técnica
Mais Info 

 

Liberdade de Imprensa e de expressão – direitos inalienáveis - campanha de sensibilização
Colégio Senhor dos Milagres

Campanha de sensibilização acerca da liberdade de expressão (atividades de role-play, exploração de apresentações multimédia, elaboração de cartazes com testemunhos dos alunos, realização de debates).

Ficha Técnica

 

Exposição de cartoons
Agrupamento de Escolas de Sátão

Exposição no polivalente da escola de cartoos relacionados com a liberdade de imprensa e de expressão. Os trabalhos foram resultado de pesquisa dos alunos do 11º ano de escolaridade.

Ficha Técnica

 

Rosto(s) dos Media
Instituto Superior Miguel Torga 

Os alunos de Fotojornalismo e Fotografia II do Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra), são desafiados a ir para a rua com equipamento fotográfico e abordar as pessoas com as questões 1) quais os Media que utiliza diariamente e 2) para quê. As respostas são depois compiladas com os dados essenciais dos entrevistados e publicadas, juntamente com a respectiva fotografia, em www.facebook.com/rostosdosmedia.

Ficha Técnica

 

Hyperconnected: estamos na Net – a fabulosa (?) vida online
Escola Secundária Camilo Castelo Branco


Partindo do artigo “A Geração da Net está sem rede”, publicado no Jornal Público (http://www.publico.pt/sociedade/noticia/a-geracao-da-net-esta-sem-rede-1691262) no dia 5 de abril de 2015, e divulgado no blogue da biblioteca escolar/BE (http://bibliotecaescolaresccb.blogspot.pt/p/literacia.html), propõe-se, num trabalho articulado entre a BE e a disciplina de Português de 10º ano, que os alunos reflitam sobre as novas aplicações disponíveis na net que permitem fazer quase tudo de forma virtual, e sobre os conceitos de liberdade, privacidade e autoria decorrentes deste novo contexto de comunicação. Complementarmente, pretende-se suscitar o debate sobre os aspetos negativos das pegadas digitais.

Ficha Técnica

 

Apresentação das Campanhas Realizadas para o Conselho da Europa
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

A 6 de maio mostram-se ao público, no Campo Grande. São os oito spots finalistas sobre Direitos Humanos e Deficiência criados a convite do Conselho da Europa. Trabalhos realizados por alunos da Universidade Lusófona, a única instituição europeia que aceitou o desafio.

Ficha Técnica
Mais Info 

 

Eu e os Media
EB André Soares

Os alunos são convidados a responder a 2 questões relacionadas com o tipo de Media mais utilizam para saber as notícias e para se divertirem.

Ficha Técnica

 

Nós com os Média
Agrupamento de Escolas Abade de Baçal-Biblioteca Augusto Moreno

Em articulação com o currículo, os alunos deslocam-se à BE, para visitar a exposição e fazer leitura presencial, impressa e digital. A PB propõe vários temas e em grupo de 3 elementos desenvolvem-no, durante 25 m. Em seguida apresentam os temas e abre-se o debate. Um grupo observador regista as conclusões. O texto final será divulgado no Blog da Be e no jornal da Escola.

Ficha Técnica
Mais Info

 

Da Censura à Democracia
Esc Sec Quinta das Palmeiras

Exposição de exemplares do Jornal do Fundão com artigos censurados. Aceder ao nosso blogue, em http://becre-palmeiras.blogs.sapo.pt/  

Ficha Técnica 


A liberdade de Imprensa
Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor - Escola João Pedro de Andrade

Os alunos foram convidados pessoalmente pela professora bibliotecária em cada sala a elaborarem mensagens, poemas, ilustrações sobre esta temática e entregar esses trabalhos na Biblioteca da Escola. Também foram expostos por toda a escola cartazes sobre a liberdade de Imprensa, a sua comemoração a 3 de maio e os objectivos pretendidos. Será ainda feita uma sessão de sensibilização no dia 14 maio com algumas turmas pelo Dr. Santana Maia Leonardo, escritor e colaborador em jornais locais e nacionais.

Ficha Técnica
Mais Info 

 

A Casa de Camilo
Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado

A comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado conhecerá um jornalista famalicense através da exposição, conversa com uma jornalista do Jornal de Notícias e apresentação da exposição que está patente na biblioteca escola.

Ficha Técnica
Mais Info

 

De políticos e escritores a jornalistas profissionais: jogos de identidade (1865-1925)
Escola Secundária Manuel Cargaleiro

A atividade centra-se no tema da obra De políticos e escritores a jornalistas profissionais: jogos de identidade (1865-1925), de Paula Galvão Miranda. Esta, articula-se em torno das coordenadas que nortearam o aparecimento de um novo protagonista social: o jornalista. Os trajectos seguidos por três jornais com histórias distintas , o Diário de Notícias, O Século e O Primeiro de Janeiro constituíram o ponto de partida para analisar as origens do processo de construção da identidade dos jornalistas portugueses, num momento caracterizado pela inexistência de mecanismos de controlo formalmente instituídos.

Ficha Técnica
Mais Info 

 

O Mocho
Escola Secundária de Sá da Bandeira

Exposição de jornais escolares da Escola Secundária de Sá da Bandeira, desde a década de 50, do século XX, até ao presente. 

Ficha Técnica
Mais Info 

 

Liberdade de expressão
EB1 de Milfontes

Frases ilustradas.

Ficha Técnica
Mais Info 

 

Jornada sobre literacia mediática
Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) 

A Jornada constou de uma comunicação que aliou a abordagem conceptual e a contextualização internacional do tema a exemplos e sugestões de trabalho; e, ainda, de apresentações de boas práticas nas bibliotecas escolares, no âmbito da literacia mediática: – "Literacia para os media" - Sérgio Gomes da Silva, do GMCS; – “Aprender e ensinar com a biblioteca escolar” - Ana Paula Ferreira, professora bibliotecária da EB António Chora Barroso, Riachos, Torres Novas; – "Os media em defesa dos animais" - Cláudia Almendra, professora bibliotecária do AE Matilde Rosa Araújo S. Domingos de Rana, Cascais.

Ficha Técnica
Mais Info 

 

Media para jovens
Escola Básica 2,3 Dr. Rui Grácio

Evolução dos media.

Ficha Técnica
Mais Info 

 

O telemóvel tem mais vida para além dos sms
Biblioteca da Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo

Trabalho colaborativo da BE com o professor de TIC, no âmbito da Literacia dos Media, para assinalar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e participar na iniciativa 7 dias com os media. A atividade consiste em promover junto dos alunos do 7.º ano a utilização do telemóvel para a leitura do QR CODE tirando partido das suas potencialidades para a aprendizagem. Criação de QR CODE pelos alunos.

Ficha Técnica
Mais Info 

 

Os media - a notícia em debate
Biblioteca da Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo

Os alunos do pré-escolar identificam os diferentes tipos de media, definem Liberdade de Imprensa, falam das notícias que ouvem e dão a sua opinião. Atividade realizada na BE, no dia 8 de maio.

Ficha Técnica
Mais Info

 

Páginas da discórdia
Agrupamento de Escolas N.º 2 de Loures - Escola Secundária de José Afonso (Escola sede de Agrupamento)

Breve relato sobre o atentado ao Jornal

Ficha Técnica 


A operação nacional "7 dias com os Media" é uma iniciativa aberta a todas as pessoas e entidades que a ela queiram associar-se desenvolvendo os seus projetos. Participe!

Mais informações sobre Media e Deficiência

© 2013 Gabinete para os Meios de Comunicação Social AcessibilidadeFicha TécnicaMapa do site

Promotores do colóquio

  • Logo da Comissão Nacional da UNESCO - Portugal com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo do Conselho Nacional de Educação com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo da Direção-Geral da Educação (DGE) com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo da ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo do GMCS - Gabinete para os Meios de Comunicação Social com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo da Rádio e Televisão de Portugal com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo da Rede de Bibliotecas Escolares com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho com ligação ao seu sítio electrónico

Com o apoio de:

Front.end MultimédiaCentro UNESCO Imagem, Som e Criatividade

Página atualizada a:
22-05-2016 às 21:59