• 2.0.pos.jpg
  • 6.0.pos.jpg
  • 1.0.pos.jpg
  • 5.0.pos.jpg
  • 3.0.pos.jpg
  • 4.0.pos.jpg

Sete Dias com os Media 2014

Ciclo de debates “Traz uma Imagem Também”
 

No contexto da atividade do Grupo Informal sobre Literacia para os Media (GILM), o Gabinete de Meios de Comunicação Social pretende organizar, no âmbito da  Operação 7 Dias com os Media, um ciclo de debates denominado “Traz uma Imagem Também”.
A designação do Ciclo foi inspirada na canção Traz um Amigo Também, de Zeca Afonso. Para além do valor do título em si, é ainda uma forma de prestar homenagem aos 40 anos do 25 de Abril, de que tal canção é indissociável.
Na essência do projeto está a ideia de, a partir de excertos de filmes emblemáticos (ou de imagens de conteúdos audiovisuais jornalísticos ou publicitários), lançar questões e debates em torno dos media e da sua inquestionável influência nos diferentes planos sociais. 


7 dias, 7 dicas sobre os media

O concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media é uma iniciativa do Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), realizada em parceria com a Direção Geral da Educação (DGE) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Surge no âmbito do projeto 7 Dias com os Media, uma operação nacional de sensibilização para o papel e lugar que os media tradicionais e de nova geração ocupam no quotidiano de todos nós.

Ficha Técnica

Regulamento

 

Reportagem no site do INR, I.P. e na intranet 

Entre os dias 3 e 9 de maio será publicada uma reportagem que explore a temática “O papel dos media na defesa dos direitos das pessoas com deficiência”.

Ficha Técnica

 
Blogue Brincadores

Blogue que dará nota de algumas das atividades que vão sendo realizadas numa turma da Escola Básica de Recarei.

Ficha Técnica

 
Reportagens/peças no Magazine Consigo

Sensibilizar o público-alvo do magazine Consigo para a relação entre jornalismo, media e pessoas com deficiência.

Ficha Técnica

 
NETtalks: Achas que tudo o que vem à rede é fixe?

Realização de um ciclo de 18 conferências NETtalks sobre os direitos digitais dos consumidores no período de março a outubro de 2014, com sessões a decorrer durante a Operação Nacional 7 Dias com os Media. Maria Botelho Moniz e João Paulo Sousa, animadores do programa CC All Stars, foram os embaixadores escolhidos para divulgar mensagens informativas dirigidas aos jovens disponiveis no site www.nettalks.pt.

Ficha Técnica

Mais Info

 

 Seminário Media Smart 

Dar a conhecer de uma forma geral todo o Programa Media Smart, passando numa primeira fase por apresentar os três módulos físicos, passando pela lição dedicada a Imagem Corporal e a Auto Estima e terminado com especial enfase com o Módulo Digital.

Ficha Técnica

Mais Info

 

Coleção Visitável Museológica de Rádio e de Televisão

Com esta iniciativa, a área de Documentação e Museologia do Gabinete de Serviço Público, Ética e Diversidade, pretende divulgar junto da comunidade educativa os projetos que a RTP desenvolve, enquanto prestadora de Serviço Público de Media, enquadráveis na lógica da educação para os media, com particular incidência na área museológica (Museu Virtual), na área de projetos digitais (Portal digital Ensina), e nas redes sociais (Facebook; Twitter; Sapo; Youtube; Flickr; Pinterest; Google +), promovendo também o debate em torno do acesso e utilização das tecnologias de informação e comunicação, e da adoção de comportamentos e atitudes adequados a uma utilização crítica e segura da Internet e das redes sociais por parte dos jovens.

Ficha Técnica

Mais Info

 

Oficina de comunicação UALMedia: Redação de conteúdos

Ação de formação em ambiente de redação e estúdios multimédia. Numa semana, 50 jovens vão descobrir os bastidores e experimentar como se faz comunicação digital, apresentando e produzindo pequenos conteúdos.

Ficha Técnica


Avisos à Navegação…na Internet 

Os alunos (da Licenciatura em Educação e Comunicação Multimedia, 2º ano, UC «Análise do Discurso dos Media II) criam uma plataforma multicanal, onde a peça central é um vídeo centrado na prevenção de riscos associados à comunicação digital, tendo como público-alvo professores do 1º ciclo, em especial do 3º e 4º anos, idades em que estas questões começam a colocar-se. Além do vídeo, a plataforma multimedia oferece uma zona de links úteis sobre a matéria (segurança na net para públicos infanto-juvenis), um jogo e vários tutorials, como «Construir um blogue», «Usar o Prezzi» ou «Fazer filmes com o Movie Maker» - todos concebidos de raiz pela turma em questão (ver abaixo «Contexto«).  

Ficha Técnica

Mais Info

 

 Encontro Nacional de Jornais Escolares

O Encontro Nacional de Jornais Escolares, que se realizará no dia 3 de maio, entre as 9.30h e as 17.00h , na Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira, em Espinho, é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação em parceria com o jornal Público. O programa provisório, que contará com sessões sobre aspetos diversos da criação e dinamização de jornais em contexto escolar, está disponível na página oficial deste evento em http://jornaisescolares.dge.mec.pt/encontro-nacional/ A plataforma Jornais Escolares, lançada pela Direção-Geral da Educação em maio de 2013, está inserida na área da Educação para os Media e pretende não só apoiar a dinamização de jornais escolares como instrumentos de Cidadania, como fazer a divulgação de boas práticas na elaboração de jornais em contexto educativo, revelando o trabalho realizado pelos docentes, nas escolas, com os seus alunos

Ficha Técnica

Mais Info

Educar para os Media e para o Mundo: A acessibilidade da cultura aos públicos com necessidades especiais

Em 2014, a ERC ambiciona envolver-se numa iniciativa verdadeiramente inclusiva que tenha a capacidade de reunir um público massificado. Assim, o Regulador, em parceria com outras entidades, irá promover espetáculos culturais inclusivos, materializados na interpretação gestual, destinada a pessoas surdas, durante o mês de maio de 2014. 

Ficha Técnica

Mais Info


A educação para os media no trilho da inclusão: Conhecer e compreender a sinalética na programação televisiva

O objetivo primordial desta iniciativa é a promoção de uma participação inclusiva, onde todos podem aprender sobre o mundo em que vivem e compreender o papel dos meios de comunicação social enquanto promotores da acessibilidade à informação pelos cidadãos em geral. A ERC pretende dar a conhecer, nesta fase, aos alunos do ensino integrado do 2.º e 3.º ciclos, os códigos que ajudam a traduzir o que consomem na televisão; demonstrar a importância de estarem informados; assim como o papel que a escola e a família podem e devem ter neste contexto.

Ficha Técnica

Mais Info


 Ser igual na diferença (reportagem)

Mostrar que os média podem noticiar a deficiência da mesma forma que o desporto, a cultura, a política ou outro tema qualquer. Dar a conhecer histórias que se distanciam dos valores-notícia habituais, mas que aproximam quem se interessa pela vida e pelas pessoas. O trabalho será apresentado a 9 de maio, às 11.00, no campus da Universidade Lusófona (Campo Grande, 376), integrado na XVI Semana Internacional do Audiovisual e Multimédia, organizada pela Departamento de Artes, Cinema e Multimédia, da ECATI.

Ficha Técnica

IV Encontro Nacional Os Mass Media e a Escola - O Mundo é um Palco

O Agrupamento de Escolas de Penafiel Sudeste vai organizar o IV Encontro Nacional Os Mass Media e a Escola – O Mundo é um palco nos dias 8 e 9 de maio de 2014, no Auditório do Museu Municipal de Penafiel, envolvendo não só as escolas de Portugal continental como também das Regiões Autónoma dos Açores e da Madeira, professores pertencentes a instituições de ensino superior e atores dos Teatros Nacionais D. Maria II e de São João. Para este encontro contamos com a presença de mais 600 pessoas entre oradores, participantes, alunos, professores e público em geral.

Ficha Técnica

Mais Info

 

Factor PUB

A nossa atividade desenvolver-se-á durante a semana destinada para os "7 dias com os média" na cidade de Braga. Entrevistaremos várias pessoas, de faixas etárias diferentes, na zona da Universidade do Minho, numa turma de secundário (12º ano) e ainda numa turma de ensino pós-laboral (com pessoas mais velhas), tentando assim obter uma maior variedade de respostas. Iremos questionar as pessoas sobre alguns aspetos da publicidade, o que as encanta e, no final, pedir que nos cantem o seu jingle favorito ou aquele que se lembram mais rapidamente.

Ficha Técnica

 

"Selfie?"

Tentar perceber porquê as selfies tiveram tanto impacto na vida social e o porquê das pessoas sentirem necessidade de publicarem constantemente nas redes sociais o que estão a fazer e os lugares que visitam.

Ficha Técnica

 

Antena 5

Desenvolvimento de uma rádio escolar online, com 5 pontos distintos (Guimarães, Viana do Castelo, Cabeceiras de Basto, Aveiro e Valença).

Ficha Técnica

 

Mundo Oculto

Corredor da censura onde estão expostos jornais e imagens da atualidade censurados, num ambiente escuro com voz off e música, no qual o público participa.

 Ficha Técnica 

  

O jornal vai à escola

Esta actividade pretende divulgar os meios de informação impressos, isto é, jornais, num público jovem. Iremos, com os alunos, desenvolver actividades de análise de jornais, bem como impeli-los a construir o seu próprio jornal.

Ficha Técnica

 

RadioActive: Os Media, a Cultura e a Sociedade 

A actividade consiste numa emissão de rádio online, do projecto RadioActive, dedicada ao tema dos media na vida quotidiana, reflectindo sobre a sua importância para a cultura e a sociedade, e produzida por alunos da licenciatura de Ciências da Comunicação da FCSH-UNL.

Ficha Técnica 

 

 Vamos des-construir notícias de televisão!

A ação resulta de uma parceria entre a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social e centra-se no meio televisivo. A televisão, pelas suas características técnicas e tecnológicas, gera, do ponto de vista da exposição e da perceção, um efeito de “realidade” e de “verdade”. Essa naturalidade e segurança são, no entanto, ilusórias. Os mecanismos associados à literacia para os media mostram-nos que os media são construídos e constroem a realidade, asserção que, por maioria de razão, se aplica à produção e difusão de conteúdos jornalísticos. A ação centra-se no visionamento e apreciação de peças concretas e desenrola-se num estilo dialógico. Apresenta como particularidade o facto de o debate ser conduzido por alunos finalistas da licenciatura de Jornalismo e Comunicação da ECATI/Universidade Lusófona.

 Ficha Técnica

 

 Top Dez das perguntas sobre sondagens que queria ver respondidas!

O objetivo desta iniciativa é esclarecer o público em geral sobre alguns dos conceitos-chave utilizados na área das sondagens, dando resposta a dez questões sobre este género de estudos de opinião que habitualmente são dirigidas à ERC.

Ficha Técnica

 

Mensagens Publicitárias nos Conteúdos Televisivos

Num estímulo ao sentido crítico dos públicos ao ver televisão e de forma a cativá-los para questionarem o seu papel de consumidores, a ação “Mensagens Publicitárias nos Conteúdos Televisivos” visa potenciar o esclarecimento do telespetador/consumidor em face das mensagens publicitárias na televisão. 

 Ficha Técnica

 

Somos livres!

Emissão no âmbito do projecto de investigação europeu RadioActive, acolhido pelo Centro de Investigação Media e Jornalismo, FCSH-UNL

 Ficha Técnica

 

Vamos desconstruir reality shows? Entre a realidade e a ficção

Promover a análise crítica dos programas “TV realidade” (reality shows) identificando alguns dos seus eixos de construção que são suscetíveis de afetar negativamente o desenvolvimento e formação dos menores, integrando-o dessa forma na obrigação estatutária da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). São as dimensões problemáticas a debater: a) promoção da “ignorância” e da ridicularização como forma de entretenimento/espetáculo; b) promoção da violência; c) sexualização da imagem dos concorrentes, d) reforço de estereótipos sociais; e) banalização do vocabulário vernacular e f) promoção do voyeurismo e espetacularização da intimidade. 

Ficha Técnica 

Mais Info



 

As Imagens e Nós - Workshop sobre Literacia Visual

Sessão especial do Seminário Permanente de Educação para os Media, dinamizado pela Prof. Doutora Isabel Calado.

Ficha Técnica
Mais Info 

 

 Os Jovens e os Media

O programa "Os Jovens e os Media" vai ter entrevistas e reportagens sobre algumas das atividades que o Metas tem desenvolvido nos últimos anos e que implicaram o uso de diferentes media (como o vídeo e os produtos de promoção do projecto Metas).

Ficha Técnica


A nossa Voz 

A nossa Voz é o primeiro programa Projecto EntrEscolhas E5G/RadioActive101, vamos ter entrevistas, declamação de poemas, música à Capela e a rúbrica Pensamentos de Jéssica.

Ficha Técnica



Internet – plataforma de empreendedorismo

 A atividade consistirá, na criação de uma página web, onde os alunos divulgarão casos de empreendedorismo económico, divulgando assim estratégias de sucesso, numa altura de retração económica. Pretende-se ainda fomentar o espirito de iniciativa dos acompanhantes do site e refletir sobre a internet e o seu papel na transmissão de informação.

 

Ficha Técnica

Mais Info


 A Influência dos Média no dia a dia 

A atividade consistirá, na elaboração de um questionário sobre o uso dos media. Seguidamente o mesmo será aplicado aos familiares e amigos dos alunos da turma. Será feito uma análise estatística e reflexão sobre os resultados.

Ficha Técnica

Mais Info

 

Os perigos da internet

 No âmbito do treino e desenvolvimento dos textos argumentativos, em Português, os alunos do 9.º ano, em cooperação com a disciplina não curricular de Educação para a Cidadania, pretendem refletir sobre os perigos da internet, relacionados sobretudo com o contacto estabelecido com estranhos. Deste modo, a partir da leitura e análise do artigo “Jovens descuidados na net”, realizado com base num estudo divulgado no Dia Europeu da Segurança na Internet, os alunos redigirão um texto de opinião sobre esta problemática.

Ficha Técnica

Mais Info

 

 Internet – um desafio ao nosso cérebro?

No âmbito do estudo dos mass media, em Português, os alunos do 10.º ano, em cooperação com a disciplina não curricular de Educação para a Cidadania, pretendem refletir sobre o impacto dos media no quotidiano, sobretudo da internet. Deste modo, a partir do estudo de Nicholas Carr, sobre o impacto da internet no nosso cérebro, cuja primeira abordagem partirá da leitura de um artigo ou capítulo de um livro deste autor, os alunos redigirão um guião de uma entrevista a colocar a um investigador ou informático sobre esta problemática. O resultado será apresentado à comunidade escolar, a fim de advertir para os problemas que o uso da internet poderá implicar no desenvolvimento cerebral das crianças e adolescentes, em substituição de outras técnicas de pesquisa e acesso ao conhecimento, como a leitura de livros. Depois disto, os alunos escreverão artigos de opinião sobre assuntos decorrentes da pesquisa.

Ficha Técnica

Mais Info

 

Literacia e Media Digitais: "Sabe navegar na internet de modo seguro, conciente e eficaz?" 

O objetivo central desta ação de sensibilização é alertar o público em geral para algumas das questões que consideramos fundamentais para uma navegação na internet de forma consciente, eficaz e segura. Pretendemos estimular nos públicos que vão participar o envolvimento num debate com questões que a própria ERC considera relevantes em relação à literacia para a Internet. Com esse trabalho a ERC pretende ainda ter a oportunidade de contactar no terreno com públicos diversos dando a conhecer, através da própria ação, a forma com a temática se enquadra nas preocupações do próprio regulador dos media. 

 Ficha Técnica

 

Segurança na Internet

A atividade consistirá na pesquisa de artigos em jornais online, escritos em língua Espanhola e/ou Inglesa, e que estejam estreitamente relacionados com a temática abordada. Os alunos deverão, ainda, proceder à respetiva tradução no sentido de fomentar a sua competência linguística em Língua Estrangeira.

Ficha Técnica

Mais Info

 

STOP.COM

A nossa atividade é a recriação do Jogo do STOP. O Jogo do STOP é um jogo muito popular e o ponto de partida é ter-se uma tabela para cada jogador com várias categorias. Assim, cada coluna da tabela recebe o nome de uma categoria. Começa-se por escolher aleatoriamente uma letra do alfabeto, a qual será obrigatoriamente a primeira letra de cada resposta em cada uma das categorias. Após a definição da letra, os participantes imediatamente têm que preencher a tabela, até a cronometragem do tempo terminar ou quando alguém, antes disso, completar toda a tabela e gritar “STOP”, terminando o jogo nesse instante. Posteriormente analisam-se todas as respostas: atribui-se a uma resposta válida e única 10 pontos, a uma resposta repetida entre os dois participantes 5 pontos e a uma categoria em branco ou resposta inválida 0 pontos. Para tentar impedir as repetições de palavras é usual que os participantes procurem palavras fora do comum, com o risco de consumir mais tempo. O nosso jogo do stop é uma reinvenção do jogo tradicional, sendo as comuns categorias como países, cidades, cores, alimentos, etc, substituídas pelas seguintes: Canais de TV; Jornais e Revistas; Temas nacionais da semana; Temas internacionais da semana; Rádios; Marcas; Realizadores de cinema; Agências da Comunicação/publicidade/relações Públicas; Filmes; Criação de Manchete de Notícia (tema a definir por nós); Criação de Slogan Publicitário (marca a definir por nós).

Ficha Técnica

Mais Info

 

Ouvir para VER

Na primeira fase deste projeto, vamos tentar conhecer melhor as dificuldades dos cegos no acesso aos meios de comunicação e vamos ainda investigar sobre as inovações tecnológicas que têm sido criadas para solucionar esse problema. Os nossos resultados serão apresentados ao público, na semana de 2 a 9 de maio. 

Ficha Técnica

Mais Info

 

Moda: Jornalismo ou Entretenimento

Discussão do papel e importância da moda no jornalismo contemporâneo.

Ficha Técnica

Mais Info

 

A evolução da publicidade em Portugal nos últimos 40 anos

Exposição (com outdoors e spots de TV) comemorativa da evolução da publicidade nos últimos 40 anos em Portugal

Ficha Técnica

 

Internet - fonte de divulgação e inovação científica, tecnológica e ambiental

Utilizando um caso de estudo de uma empresa portuguesa dedicada à construção de jardins verticais em ambientes urbanos, será desenvolvido um pequeno vídeo com a entrevista a um dos mentores por trás do projeto. A empresa “minigarden”, instituição com produtos patenteados, apresenta uma dispersão global em poucos anos, utilizando como ferramenta preferencial de divulgação a internet (site, facebook, vimeo e twiter). A perspetiva tecnológica de desenvolvimento da empresa, com recurso à internet para promover o seu crescimento, ao mesmo tempo que desenvolve um projeto inovador nos capítulos da ciência e do ambiente.

Ficha Técnica

Mais Info

 

7 dias com os media - conhecer e reflectir

Conjunto de ações que visam dar a conhecer aos alunos, público-alvo a que particularmente se destinam, vários aspetos relacionados com o papel e influência que os media têm atualmente na sociedade, seu âmbito de ação e dinâmicas, bem como proporcionar momentos de reflexão e desenvolver o espírito crítico dos discentes.

FIcha Técnica

Mais Info
 

Que media consomes?

Vox pop sobre as preferências mediáticas (novos media/media tradicionais).

Ficha Técnica

Mais Info


A IMPORTÂNCIA DAS FANDOMS NAS PRODUÇÕES MEDIÁTICAS

A nossa atividade consiste na elaboração de um trabalho sobre fandoms com especial incidências no papel em que as fandoms, como públicos, têm na produção mediática. 

Ficha Técnica

Mais Info


Exercício da Cidadania nos Media
Debate na Antena Minho com vários alunos de diferentes cursos superiores acerca dos media.
Ficha Técnica
Mais Info
 
Os média personalizados

Durante um dia, aproveitando os tempos livres dos estudantes – como intervalos e hora de almoço –, estaremos numa escola básica e secundária a tentar perceber como consomem os jovens os média. A ideia é pegar nas notícias do dia – dos vários jornais diários portugueses – recortá-las, espalhá-las pela mesa, e pedir aos estudantes que façam eles a capa do ‘seu’ jornal. Depois, pediremos aos alunos que comparem as suas capas com as capas dos ‘verdadeiros’ jornais do dia. 

Ficha Técnica


Face to Face with media

Speed-Dating onde estarão presentes profissionais das diversas áreas da comunicação. 

Ficha Técnica

Mais Info

 

Os media na escola

 Programa de rádio que resulta de uma parceria entre a RadioActive 101 em Coimbra e alunos da Licenciatura em Jornalismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Inclui Reportagens sobre projetos de media na escola, do ensino básico ao superior.

Ficha Técnica

 

Inter#

A comunicação online e o fenómeno das redes sociais surgiram numa época marcada pelo desenvolvimento tecnológico. Actualmente, todos têm ao seu dispor um potencial veículo de comunicação. Segundo a Marktest, 95% dos portugueses possuem um perfil nas redes sociais. Tendo em conta este contexto consideramos pertinente incentivar a comunidade académica à reflexão acerca desta temática tão actual nos dias que correm. Através de uma voz pop pretendemos interagir com os estudantes, promovendo o desenvolvimento do seu espírito critico relativamente a este assunto.

Ficha Técnica

Mais Info

 

Talk Media: jornalismo na rádio

Emissão de rádio feita pelos estudantes de jornalismo do Departamento de Ciências da Comunicação e da Cultura (CCC/ULP), com entrevistas e reportagens sobre critérios editoriais, sobre a rádio antes e depois do 25 de Abril e sobre exemplos de jornalismo alternativo.

 Ficha Técnica

 

Somos mini, somos média

Actividades lúdicas ligadas aos media realizadas com crianças

Ficha Técnica

Mais Info

 

Divulgação da Carta de Ponta Grossa de Mídia e Educação

A Carta de Ponta Grossa de Mídia e Educação, foi escrita no âmbito do 3 Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa. A Ação proposta pretende atingir jovens e professores da rede pública de Ponta Grossa para que possam discutir os pontos principais da carta ou seja - as práticas e o desenvolvimento do campo de estudos da interface mídia-educação. Também haverá a divulgação e discussão da Carta por estudantes de comunicação da Universidade Nova de Lisboa.

Ficha Técnica

Mais Info

 

 
A importância da literacia mediática: participação, acesso e uso dos media

Para tal,pretendemos organizar uma tertúlia,que deverá ocupar cerca de hora e meia,com pessoas que estejam familiarizados com a temática. Pretende-­‐ se que a conversa alie o mundo académico e o mundo profissional – sendo que temos na Universidade do Minho investigadores que reúnem capacidade para poder ser oradores neste debate,casos de Manuel Pinto e Luís Santos; e,no segundo caso,tentaremos que os profissionais sejam representantes de diferentes meios de comunicação,como a rádio ou a imprensa.

Ficha Técnica

Mais Info

 

Selfie Mediática

Pretendemos realizar um passatempo em parceria com o Jornal Académico da Universidade do Minho em que será solicitado aos participantes que nos enviem uma selfie original acompanhados do seu media favorito. Haverá um júri que irá eleger as 3 melhores selfies, as quais serão publicadas no Jornal Académico. A foto do participante será acompanhada de uma breve descrição sobre o porquê da sua escolha.

Ficha Técnica

Mais Info

Publicidade 60+

 

No âmbito da iniciativa “7 dias com os Media” a proposta da Direção-Geral do Consumidor consiste na realização de uma Sessão de Informação para os consumidores seniores sobre Publicidade, a sua influência nas opções de compra e os meios e técnicas publicitárias utilizadas pelos operadores económicos. A Sessão de Informação terá como conteúdo uma breve apresentação sobre a missão da Direção-Geral do Consumidor, as atribuições da Divisão de Publicidade enquanto unidade responsável por analisar, acompanhar e fiscalizar a publicidade comercial e institucional, alguns exemplos e casos práticos sobre meios e técnicas de publicidade (publicidade online, campanhas promocionais sem stock disponível, contactos ao domicílio para promoção de serviços, serviços de “triple play” - voz, internet e televisão, Selos distintivos). A realizar-se no dia 6 de Maio, a sessão será dinamizada por Luís Fachadas e Susana Fonseca da Divisão de Publicidade e tem como destinatários os utentes da Universidade Sénior da Associação dos Moradores da Portela (AMP).

Ficha Técnica

 

Quem és tu, media?

Dia 9 de Maio, iremos à escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, onde vamos realizar workshops sobre jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e multimédia. Os workshops serão dados por professores da Universidade do Minho, especializados nas áreas abordadas.

Ficha Técnica

 

Um dia com a rádio

A iniciativa tem como objetivo dar a conhecer aos idosos, que é das faixas etárias que utilizam muito este meio de comunicação, o que se encontra por dentro da emissão a que eles estão habituados a ouvir. A ideia passa também pela interação dos idosos com a rádio de forma a envolvê-los mais ativamente na atividade.

Ficha Técnica

Mais Info 

 

 Dias + Media

A BE irá operacionalizar as atividades - inquéritos à comunidade escolar (resultados divulgados na rádio da escola assim como a iniciativa) e exposição sobre a liberdade de imprensa, tendo em vista sensibilizar para o que são os media relacionado -os com certos princípios base, nomeadamente, a liberdade, o respeito, a pluralidade, a democracia, o profissionalismo. 

Ficha Técnica

 

Futuros adultos, futuros comunicadores

Iremos trabalhar com 26 crianças do 3ºano da escola primária de Ponte de Lima, Distrito de Viana do Castelo. A ideia é produzir um pequeno jornal televisivo/noticiário e um spot de publicitário. 

Ficha Técnica

 

Comunica-te

 

Vamos nos dirigir a uma escola secundária em Braga, para mostrar aos alunos de onde vêm a informação que leem e ouvem todos os dias, e como é produzida. Vamos juntar os alunos em grupos e dividi-los pelos dois meios de comunicação presentes, a Rádio e a Imprensa, com a RUM (Rádio Universitária do Minho) e o Jornal Académico, respetivamente. Pretendemos que façam textos jornalísticos e que tenham algumas bases de como fazer um programa de rádio. 

Ficha Técnica

Mais Info


7 Dias com os Media, 7 Dias Multimédia
 

A iniciativa "7 Dias com os Media, 7 Dias Multimédia" resulta na publicação de uma plataforma multimédia com conteúdos diversos sobre a área da comunicação, dinamização de workshops em diversas escolas de Coimbra e realização de uma entrevista em livestream com o diretor do jornal "As Beiras", Agostinho Franklin. As várias atividades visam contribuir para a literacia mediática e promover o capital digital.

Ficha Técnica

 

Reflexões a partir de um ecrã

 O objetivo é nos ajudar a refletir sobre a relação que temos com os meios de comunicação e o poder que eles exercem em nossas vidas, seja na interpretação/construção da realidade, na formação de estereótipos, na concepção de identidades, nas suas possibilidades criativas e de desenvolvimento de um determinado contexto, na formação para a cidadania, etc A partir de hoje, 5 de maio, até o dia 9, divulgaremos (a partir das 16h) fotos dos estudantes, professores e pesquisadores de diversas áreas - notadamente a comunicação - no Blog Mídia e Educação e nas redes sociais (Facebook e Twitter) de organizações ligadas à Educação e à Comunicação e de parceiros como a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação - ABPEducom, do Brasil, e a Livraria Centésima Página, de Braga.

Ficha Técnica

 

A Censura na minha vida… 2 gerações - 2 realidades

Conversa/debate em auditório com a presença de oradores ligados a cada uma das atividades relacionadas com os media (radio, imprensa escrita, TV), que iniciaram a sua atividade antes do 25 de abril de 1974.

Ficha Técnica

 

Leitura em papel e online – revista Mais Educativa 

Propõe-se, através de trabalho articulado entre a biblioteca escolar e a docente de Português, que os alunos ganhem consciência da estrutura e características da revista em papel e das soluções encontradas para ecrã, experimentando a leitura, num primeiro momento, e a criação de conteúdos, num segundo momento.

Ficha Técnica

Mais Info

Locutores de Rádio! 

Realização de emissões radiofónicas intergeracionais com temas e músicas à escolha dos participantes. A gravação das emissões será efetuada na RádioFF da Faculdade de Filosofia de Braga (UCP).

Ficha Técnica

 

O que é o cinema?

Um grupo de crianças do Vale da Amoreira realiza um filme ensaio no âmbito da oficina Cinema cem anos de Juventude organizada pela associação Os Filhos de Lumière, um outro grupo de crianças da Fonte da Prata que faz uma oficina de cinema responde à pergunta que lhe é feita: O que é o cinema?

Ficha Técnica

 

Literacia Mediática - Segurança Online

A Guarda Nacional Republicana vai promover, entre os dias 05 e 09 de maio, várias ações de sensibilização, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de prevenir os comportamentos de risco inerentes à utilização da internet. 
Durante a operação, de dimensão nacional, serão empenhados 507 militares das Secções de Programas Especiais, que levarão a cabo 283 ações de sensibilização direcionadas para a comunidade escolar. Estas ações são realizadas em parceria com o Centro Internet Segura e a Microsoft, pretendendo-se com as mesmas estimular a aprendizagem sobre os perigos do mundo online e formas de utilização segura da Internet, nas suas diferentes dimensões: navegação, comunicação e socialização, responsabilização e proteção de dados pessoais.

Ficha Técnica

Mais Info

 

Notícias, público(s) e plataformas: apontamentos sobre o presente e o futuro

No âmbito da unidade curricular de Ciberjornalismo, os alunos da licenciatura de Comunicação Social são convidados a desenvolver trabalhos noticiosos que procurem responder a questões como: a) Que meio(s) uso para me informar sobre o que se passa à minha volta?; b) Para que me servem as notícias?; e c) Que futuro prevejo para o jornalismo? O futuro público dos Media será usado como fonte privilegiada, isto é, actuais estudantes.

Ficha Técnica

 

A Escola e os Media

Exposição de projetos desenvolvidos no âmbito dos conteúdos dos cursos profissionais técnicos, de design gráfico e de marketing: publicidade, fotografia, cinema. 2. Palestras: Publicidade (Sérgio Gonçalves, Agência de Publicidade “Live Content” ) Fotografia (José Luís Guimarães, coordenador de “ImaginArte Almada” e Pedro Pargana, diretor geral da Agência de Comunicação e Design “Exclusiva”). 3. Questionário - utilização dos media.

Ficha Técnica

Mais Info

A operação nacional "7 dias com os Media" é uma iniciativa aberta a todas as pessoas e entidades que a ela queiram associar-se desenvolvendo os seus projetos. Participe!

Mais informações sobre Media e Deficiência

© 2013 Gabinete para os Meios de Comunicação Social AcessibilidadeFicha TécnicaMapa do site

Promotores do colóquio

  • Logo da Comissão Nacional da UNESCO - Portugal com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo do Conselho Nacional de Educação com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo da Direção-Geral da Educação (DGE) com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo da ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo do GMCS - Gabinete para os Meios de Comunicação Social com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo da Rádio e Televisão de Portugal com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo da Rede de Bibliotecas Escolares com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho com ligação ao seu sítio electrónico

Com o apoio de:

Front.end MultimédiaCentro UNESCO Imagem, Som e Criatividade

Página atualizada a:
22-05-2016 às 21:59