• 2.0.pos.jpg
  • 6.0.pos.jpg
  • 1.0.pos.jpg
  • 5.0.pos.jpg
  • 3.0.pos.jpg
  • 4.0.pos.jpg

Sete Dias com os Media 2013

INICIATIVAS E RESULTADOS

 

Balanço da jornada Um Dia com os Media e da Operação 7 Dias com os Media 2013 

 

INICIATIVAS

 

7 Dias, 7 Dicas sobre os Media

GMCS, RBE, ERTE e FCT

Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), lançam o concurso 7 dias, 7 dicas sobre os Media junto das escolas de ensino básico e secundário.

Ficha da atividade

Mais informação

Regulamento

 

Educação para os Media: Compreender e Utilizar Criticamente a Informação Televisiva

ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Ação de formação escolar, cujo objetivo primordial é contribuir para a aquisição de ferramentas cognitivas de sentido crítico no consumo da informação televisiva. Pretende introduzir e esclarecer alguns conceitos fundamentais do jornalismo e do respetivo enquadramento jurídico, assim como estimular o questionamento das notícias por parte dos alunos.

Ficha de atividade

Mais informação

 

Dar vida ao papel

Diário do Sul

Esta iniciativa do Diário do Sul visa promover o interesse na leitura do jornal em ambas as plataformas (papel e digital) através de um projecto que interliga a edição impressa ao dispositivo móvel, por via da realidade aumentada.

Ficha de atividade

Mais informação 

 

Pensar e agir fora do quadrado

Universidade do Minho

Oficina organizada por Naiara Back de Moraes na Universidade do Minho que se destina a académicos e profissionais das ciências de comunicação. Tem como objetivo estimular o pensamento “fora da caixa”, desenvolvendo competências dos alunos que permitam concretizar ideias em projetos de valor.

Ficha de atividade 

Mais informação 

 

Media Smart - Para um Público Esperto, Um Olhar mais desperto!

APAN - Associação Portuguesa de Anunciantes 

O programa Media Smart é composto por material didático que visa a compreensão da publicidade e das mensagens de sensibilização nos diferentes meios de comunicação. O seu objetivo é tornar cada criança capaz de compreender a situação em que se encontra sempre que é destinatária de uma mensagem publicitária. Os temas apresentados neste programa bem como as atividades associadas têm como objetivo dar-lhes as ferramentas necessárias à sua tomada de consciência para assim adquirirem uma visão mais crítica da publicidade.

Ficha Técnica

Mais informação

 

Um Dia com os Media

Fundação AFID Diferença

Tendo como objetivo debater o tema da deficiência nos Media, a fundação AFID Diferença promove um encontro de reflexão entre organizações ligadas à deficiência e diversas entidades (escolas, jornalistas, orgãos de comunicação social, entre outros). Esta iniciativa “UM DIA COM OS MEDIA” terá lugar nas instalações da Fundação AFID Diferença, no dia 9 de maio, quinta-feira (data passível de ser alterada em acordo com as disponibilidades dos oradores)

Ficha Técnica

Mais informação

 

Projeto Espiral

Escola Dr. Mário Sacramento

Esta iniciativa levada a cabo pela Escola Sec. Dr. Mário Sacramento (Aveiro), tem como destinatários alunos do 7.º e do 8.º ano de escolaridade. Tendo como título "És influenciado pela PUBLICIDADE?", este projeto promoverá atividades relacionadas com a análise crítica da publicidade.

Ficha Técnica

 

V Mostra de Cultura Fílmica 

Universidade do Algarve

Ao longo dos 7 Dias com os Media o CIAC da Universidade do Algarve leva a cabo uma iniciativa que visa aprofundar a literacia dos media no que respeita ao papel da música no cinema.

Ficha Técnica

 

Acércame allí

Emma Gutiérrez Cabrera / Ana García Álvarez

Esta iniciativa corresponde a um blog de estrangeiros em Portugal, tendo em vista a sua utilização dos media. Tendo planeado uma atividade particularmente intensa durante a semana dos 7 Dias com os Media, este projeto pretende cumprir o objetivo de mostrar a realidade das pessoas que vivem fora do seu país de origem tendo um enfoque na forma como o contacto é mantido através dos media. As autoras são Emma Gutiérrez Cabrera e Ana García Álvarez.

Ficha Técnica

Mais Info

 

Media + Inclusivos

I.P. de Leiria

Estando o Instituto Politécnico de Leiria a viver um ano letivo dedicado à temática da Inclusão - http://maisinclusivo.ipleiria.pt - propomos dinamizar um conjunto de ações de reflexão sobre o papel dos meios de comunicação nas dinâmicas de inclusão. Com incidência na problemática das acessibilidades nos media, mas abordando também a reflexão sobre o impacto dos discursos, serão dinamizados espaços de discussão e ações de formação orientados para sensibilizar/contribuir para um ambiente mediático mais inclusivo.

Ficha Técnica

Mais info

 

Os jovens e os Média: experiências e desafios

Universidade dos Açores

Com esta iniciativa, a Universidade dos Açores pretende estimular o diálogo de estudantes e professores com responsáveis de órgãos de Comunicação Social da Região (diretores, jornalistas e outros profissionais dos “media”), a partir de alguns tópicos previamente combinados, nomeadamente relacionados com estratégias dos Orgãos de Comunicação Social de aproximação ao público mais jovem, com o que os jovens consomem nos media tradicionais e nos novos “media”, bem como os temas que os jovens gostariam de ver mais tratados nos Orgãos de Comunicação Social.

Ficha Técnica

 

Liberdade de Imprensa: conquista e desafios

RTP

No dia em que celebra a Liberdade de Imprensa, a área de Documentação e Museologia do Gabinete de Serviço Público, Ética e Diversidade, promove o debate e a reflexão sobre a sua evolução e conquista.

Ficha Técnica

Mais Info

 

7 Dias com os Media

Media Lab Diário de Notícias

No âmbito da Operação “7 Dias com os Media” o Media Lab do Diário de Notícias vai promover, entre 3 e 10 de Maio, sessões de debate entre estudantes e personalidades de referência.

Ficha Técnica

Mais Info 

Anúncio

Notícias no site Media Lab

 

O que fazemos com os média?

Universidade do Minho

Iremos convidar alunos da Universidade do Minho a participar nas várias sessões que vamos realizar. Em cada sessão iremos ter um grupo composto por cerca de cinco alunos de um único curso (os cursos irão variar de sessão para sessão). Nestas sessões os alunos irão falar sobre os seus hábitos de consumo dos média, qual a visão que têm dos mesmos e como entendem que os média estão a evoluir nesta era digital e como é que o público se adapta aos mesmos, em termos de participação e acesso. 

Ficha Técnica 

 

RUM(o) até ti 

Rádio Universitária do Minho

A organização deste projeto, em colaboração com a Rádio Universitária do Minho, preparou uma tarde de programação que será emitida a partir do Campus de Gualtar da Universidade do Minho. Serão
realizados dois debates, com a participação de um locutor de rádio, professores e alunos da universidade. Um dos debates será sobre o futuro da rádio, enquanto outro será sobre o papel deste meio na promoção do imperialismo cultural. Finalmente, será ainda divulgada uma reportagem sobre a importância da rádio para os jovens de hoje. 

Ficha Técnica

 

Porque adoramos e odiamos as marcas?

Universidade do Minho

O projeto remete para um blog e uma página de Facebook correspondente onde o tema central é a forma como as marcas afetam os jovens, onde se expõem dados recolhidos junto dos jovens universitários.  Durante a semana de 3 a 9 de Maio, a organização procurará intensificar a atividade, promovendo análise de um docente sobre o tema em epígrafe, na forma de crónica que será publicada no Facebook.

Ficha Técnica

Mais Info

 

Jornalismo e Censura 

Universidade Lusófona

A 15 de maio, a licenciatura em Comunicação e Jornalismo da Universidade Lusófona, em parceria com o Movimento Não Apaguem a Memória e a revista Visão, debate o tema “Jornalismo e Censura”. 

Ficha Técnica

Mais Info

 

Um dia com o +Aguiar da Beira

Mostrar o importante papel da imprensa na sociedade e a atividade do jornal +Aguiar da Beira no concelho. Envolver estudantes e profissionais da área da comunicação e comunidade envolvente na reflexão sobre as realidades e desafios da imprensa. Esta atividade terá lugar no dia 3 de Maio.

Ficha Técnica

Mais Info 

 

O som, a rádio e a infância 

Escola Superior de Educação de Portalegre

Elaboração de um programa de rádio com crianças em idade pré-escolar. O programa resultará de dois momentos em estúdio. Numa primeira fase, as crianças serão estimuladas a conversar sobre a rádio e de seguida será gravado o programa com a inclusão de excertos da conversa e de temas musicais previamente seleccionados pelas crianças. A edição do programa estará a cargo dos alunos de jornalismo e comunicação da ESEP. O programa será disponibilizado online a partir do dia 3 de maio.

Ficha Técnica

 

Programa de Rádio  

Media - ontem, hoje e amanhã

Universidade do Minho

Pretende-se o debate, a discussão, a sensibilização e a introspeção de todos os convidados para os efeitos que as mudanças que todos temos vindo a atravessar na forma de utilizar os media poderá ou não condicionar individual e globalmente os comportamentos, formas de socialização e no exercício da inclusão e cidadania na sociedade de informação atual.

Ficha Técnica

Mais Info 

 

Participação e Reflexão dos cidadãos no mundo dos media na actualidade 

UM

Esta iniciativa terá lugar nas salas 211 e 212 no cp II no campus da Universidade do Minho, no dia 7 de maio. Visa perceber o sentido crítico e participativo (ou não participativo) dos cidadãos através de um debate, que será filmado, como se de um programa se tratasse. Nesse debate teremos a presença de um mediador, que conduzirá a conversa entre as pessoas que queiram participar neste evento. Para além disso, vamos passar um vídeo sobre a história da comunicação e da televisão em Portugal.

Ficha Técnica

Mais Info 

 

7 dias com o Diário do Minho

A atividade consiste em desafiar estudantes universitários e/ou do ensino secundário a escreverem um texto sobre o poder dos media na atualidade. Os sete melhores textos irão, então, ser publicados numa rúbrica do jornal Diário do Minho, em cada dia da semana de 3 a 9 de Maio.

Ficha Técnica 

 

Intervenção iMEDIAta

UM

Seguindo o principal objectivo da iniciativa “7 dias com os media”, acreditamos que a sensibilização para a presença dos media no quotidiano de todos nós pode passar por uma reflexão individual. Se a presença dos media no quotidiano é generalizada, a sua influência, permanência e importância poderá variar de pessoa para pessoa. De facto, nada nos leva a reflectir mais e melhor do que sermos confrontados com a realidade. Assim, levaremos a cabo intervenção que surpreenderá os alunos do ensino superior, do 2º ano dos cursos de Ciências da Comunicação e de Engenharia Biomédica da Universidade do Minho, que assistem normalmente a uma aula. A actividade será composta por dois grandes momentos: a projecção de um vídeo e a interacção com os alunos. 

Ficha Técnica

Mais Info

 

7 dias com os media – A influência dos blogs na atualidade

Universidade do Minho

Esta iniciativa pretende criar uma coluna/rúbrica/crónica num jornal local, onde todos os dias será publicado um artigo, a propósito do tema escolhido, escrito por diferentes personalidades ligadas a blogs: bloggers, leitores e especialistas. Desta forma, serão abrangidas diferentes perspetivas sobre este assunto durante os “7 dias com os media”.

Ficha Técnica 

 

Já consumiste media hoje?

UM

Esta actividade acontecerá em torno de algumas entrevistas a alunos da Universidade do Minho, de modo a perceber quais os tipos de media eles já consumiram no dia 7 de Maio, dia da aplicação da nossa iniciativa, assim como os seus hábitos de consumo mediático. Estas pequenas reportagens resultarão num vídeo a divulgar posteriormente, que mostrará as respostas dos alunos, ao estilo Vox Pop.

Ficha Técnica

Mais Info

 

Jornalismo Impresso vs Jornalismo Online 

UM

Esta iniciativa consiste numa conferência que reunirá diferentes pontos de vista relativamente ao futuro do jornalismo impresso, numa fase em que o jornalismo online se encontra em ascensão.

Ficha Técnica 

 


Oficina de Jornalismo para Crianças no Palácio Foz

GMCS e LivingBetweenMedia

No dia 3 de maio às 11h, mais de 50 crianças vão descobrir como se fazem as notícias e de que modo estas se incluem na televisão, na rádio, nos jornais e na internet. A iniciativa chama-se Oficina de Jornalismo para Crianças e vai ainda explicar aos mais jovens porque existe publicidade nos media e qual a sua relação com o orçamento familiar.

Ficha Técnica

 

Os Media e a Construção da Realidade - Workshop para seniores no Palácio Foz

GMCS e LivingBetweenMedia

A partir das 15h do dia 3 de maio, um grupo de seniores do espaço Viva Vitae participará no workshop “Os Media e a Construção da Realidade”. Ao perceberem o jornalismo do século XXI, o funcionamento dos programas de entretenimento, as origens das telenovelas e dos filmes, os participantes perceberão como e quando podem, de acordo com o seu perfil, selecionar o que devem consumir a este nível. Através de um jogo interativo, pretende-se exponenciar a capacidade crítica deste grupo de pessoas.

Ficha Técnica 

 

Programa / Atividades no âmbito da Operação 7 Dias com os Media

Escola Superior de Comunicação Social

Durante o período dos 7 Dias com os Media, a Escola Superior de Comunicação Social irá desenvolver um conjunto diversificado de atividades, designadamente aulas abertas e conferências, devidamente explicitadas no documento disponível em Mais Info.

Ficha Técnica

Mais Info 

 

Idosos e a “caixa mágica”

Universidade do Minho em conjunto com o Centro Social de Santo Adrião 

A nossa proposta, no âmbito da iniciativa “7 dias com os media”, consiste na realização de uma sessão de esclarecimento teórico-prática dirigida aos cidadãos seniores, sobre o funcionamento da televisão, do ponto de vista audiovisual. A realizar-se entre os dias 3 a 9 de Maio, a sessão será dinamizada por António Branco da Cunha, professor de Audiovisual na Universidade do Minho. A apresentação da sessão, o vox-pop e a filmagem de alguns momentos do evento serão realizados pelos membros do grupo.

Ficha Técnica

Mais Info

 

Para que servem as notícias?

Jornalizmo : movimento cívico

Pretende-se envolver os leitores da imprensa leiriense numa reflexão colectiva sobre o papel das notícias. O ponto de partida é “para que servem as notícias?” e “quais são as suas implicações no quotidiano?”. Os jornais que responderem afirmativamente ao repto lançado, vão divulgar a iniciativa “7 Dias com os Media”, desafiando os seus leitores a responderem às questões formuladas. No final serão reunidos todos os contributos recolhidos (via telefone, carta, email ou redes socias online).

Ficha Técnica


Caixa de Comentários

Universidade do Minho – GACCUM

A iniciativa “Caixa de Comentários” consiste na criação de espaço online, a funcionar nos 7 dias com os media, em que se levantará um debate sobre o conteúdo noticioso da semana. Qualquer pessoa poderá dar o seu contributo no espaço, apontando elogios ou críticas à informação veiculada pelos media. A participação também estará aberta aos jornalistas e órgãos de comunicação, que terão o seu espaço para responder aos comentários. A iniciativa culminará com um debate a realizar na Universidade do Minho.

Ficha Técnica

Mais Info 

 

Jornalismo Online: desafios e tendências

Universidade Fernando Pessoa

A Universidade Fernando Pessoa irá receber, no próximo dia 13 de Maio, pelas 11 horas, uma conferência sobre Jornalismo Online. O painel será composto pela Simone Duarte, diretora executiva online do Público, pelo diretor adjunto da Agência Lusa e docente da Universidade Fernando Pessoa, Ricardo Jorge Pinto e pelo Daniel Catalão, jornalista da RTP. 

Ficha Técnica

Mais Info

 

Pegadas Digitais

Universidade do Minho

A actividade a ser desenvolvida terá como base uma página na internet – em formato wordpress – onde os alunos envolvidos irão apontar as suas experiências com as tecnologias da actualidade. Estas experiências serão transmitidas por partes escritas pelos mesmos, e outras em que eles demonstrarão o seu interesse por meio de jogos, vídeos, imagens, etc. 

Ficha Técnica 

 

Conversas Gigantes...sobre, para e com crianças

Associação "Soy Niño, Sou Criança"

No campo da educação não formal, pretende-se insertar uma contribuição de participação infantil na média desenvolvendo tarefas de uma escola de educomunicação (educação através da comunicação) e de sensibilização ambiental para e com as crianças. Para este fim, se conta com uma parceria com o Diário de Minho, jornal regional do norte, para publicar uma página com a participação das crianças formadas nas oficinas prévias. Pretende-se estimular nas crianças e jovens o valor da palavra e do papel da comunicação responsável. De maneira experimental as crianças realizaram suas práticas comunicacionais, investigaram e escreveram parte do conteúdo da página. Este espaço impresso é uma ponte de apoio também a comunidade, na sensibilização do pensamento reflexivo do respeito ao outro e da cooperação sobre a vida em convivência entre seres humanos e de nossa espécie com o Planeta.

Ficha Técnica

Mais Info 

 

Media Cá Fora : os usos mediáticos dos alunos Erasmus presentes na UM

A proposta do nosso grupo para esta incitativa “7 Dias com os Media” surge com o objectivo principal de conhecer quais as formas como os estudantes Erasmus utilizam os media no seu dia-a-dia, fora do seu país de origem. Para tal iremos realizar inquéritos na Universidade do Minho e respectivas residências. Estes inquéritos consistirão em simples perguntas, com o suporte de um mural com opiniões e de um vídeo. Estes inquéritos serão levados a cabo pelos membros do grupo, nas datas compreendidas entre os dias 3 e 9 de Maio. 

Ficha Técnica

Mais Info 

 

Os Media: bastidores do jornalismo

UM

A Universidade do Minho, através do curso de Ciências da Comunicação, no âmbito da Unidade Curricular Média, Públicos e Cidadania, vai associar-se à jornada “7 dias com os media” através de um evento intitulado “Os media: bastidores do jornalismo”. Serão convidados a participar, para além dos membros do grupo de trabalho, o profissional Sérgio Denicoli. A iniciativa irá decorrer na escola Secundária de Barcelos, a partir das 14 horas do dia 7 de Maio. 

Ficha Técnica 

 

UMeu Jornal - Sete dias com os jornais da Universidade do Minho

A iniciativa UMeu Jornal destina-se aos jornais e aos estudantes da Universidade do Minho e tem como objetivo reforçar e promover uma relação entre ambas as partes com base nos princípios de participação ativa e crítica. Os jornais têm, aqui, uma oportunidade de expandir o seu espaço de atuação, dando-se a conhecer a novos leitores. Por outro lado, os estudantes que muitas vezes por falta de informação relativa aos jornais, à sua origem, ao seu conteúdo, etc., não os leem, têm aqui uma oportunidade de se identificarem com um ou vários desses jornais. O UMeu Jornal tem previstos 7atividades para concretizar os seus objetivos: Produções sonoras Produções audiovisuais Ação de guerrilha “A escada da participação” UMeu Jornal: concurso de fotografia Fórum online: como se escolhem as notícias? Fotografias com o UMeu Jornal UMeu Jornal: vox pop

Ficha Técnica

Mais Info 

 

A presença dos media no quotidiano das gerações mais novas

UM

A atividade consiste na pesquisa e na recolha de notícias por parte de alunos do 3.ºano sobre o que se passa no mundo percebendo como os media estão presentes nas suas vidas. Estas notícias serão expostas num placard cujo título será escolhido pelos alunos. À volta desta seleção de notícias pretendemos desenvolver um debate diário com os alunos acerca das suas escolhas.

Ficha Técnica 

 

Quando a rádio ouve o ouvinte

Universidade do Minho e Antena Minho

De facto, num tempo em que as novas tecnologias de informação e comunicação proporcionam uma informação em tempo real e facilitam a interacção através de debates, sugestões, comentários, entre outros, coloca-se em questão o verdadeiro valor e mais-valia das participações do público. Não será a interacção proporcionada pelos média uma forma de manter fidelizados os públicos? Será que os média tiveram as ferramentas para lançar a interacção e não têm a capacidade de a gerir e a tornar uma real interactividade? Colocando em debate a interactividade na rádio, convocando personalidades ligadas a este meio e dando voz ao cidadão, queremos trazer à discussão pública este assunto.

Ficha Técnica 

 

7 Dias com os Media

Agrupamento de Escolas de Pombal

A participação na iniciativa integra-se num projeto de Educação para os Media que está a ser implementado com alunos e alunas do sétimo ano da Escola Secundária de Pombal, da iniciativa da professora de Português, a partir das potencialidades que as orientações curriculares – desta e de outras disciplinas - oferecem para o desenvolvimento da literacia mediática. 

Ficha Técnica

Mais Info 

 

O Outro Lado dos Media

Esta actividade surge com a intenção de se dar a conhecer aos jovens o que se passa até a construção do que é apresentado pelos media todos os dias Assim, e como vamos actuar junto dos jovens em idade escolar, podemos dar-lhes também uma visão mais detalhada da oferta do nosso curso, desde as unidades curriculares gerais até às especialidades, dando-lhes desta forma a oportunidade de questionar e tirar dúvidas acerca da licenciatura, que pode ser uma opção real para muitos deles (note-se que a entrada no nosso curso é possível para todas as áreas de especialidade dos cursos cientifico-humanísticos).

Ficha Técnica 

 

Projeto IPL(+)INCLUSIVO

Este projeto associou-se à operação 7 Dias com os Media com várias ações direcionadas para os estudantes do IPL, bem como para a comunidade envolvente. Por essa razão, lançam o convite para as seguintes atividades:

  • 8 de maio, a partir das 15h: assista a um programa de rádio diferente em www.youtube.com/radioiplay ou em mms://iplay.ipleiria.pt/iplay.
  • 9 de maio, às 10h, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, participe na conferência “Comunicação Social Inclusiva”.
RESULTADOS

7 Dias, 7 Dicas sobre os Media

GMCS, RBE, ERTE e FCT

Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), lançam o concurso 7 dias, 7 dicas sobre os Media junto das escolas de ensino básico e secundário.

Trabalhos Premiados 2013

 

 

Dar vida ao papel 

Diário do Sul

Esta iniciativa do Diário do Sul visou promover o interesse na leitura do jornal em ambas as plataformas (papel e digital) através de um projecto que interliga a edição impressa ao dispositivo móvel, por via da realidade aumentada.


 

O som, a rádio e a infância 

Escola Superior de Educação de Portalegre

Elaboração de um programa de rádio com crianças em idade pré-escolar. O programa resultou de dois momentos em estúdio. Numa primeira fase, as crianças foram estimuladas a conversar sobre a rádio e de seguida foi gravado o programa com a inclusão de excertos da conversa e de temas musicais previamente seleccionados pelas crianças. A edição do programa esteve a cargo dos alunos de jornalismo e comunicação da ESEP. 

 

 

V Mostra de Cultura Fílmica 

Universidade do Algarve

Ao longo dos 7 Dias com os Media o CIAC da Universidade do Algarve levou a cabo uma iniciativa que procurou aprofundar a literacia dos media no que respeita ao papel da música no cinema.

 

 

Coleção Visitável Museológica de Rádio e de Televisão

RTP

No dia em que celebra a Liberdade de Imprensa, a área de Documentação e Museologia do Gabinete de Serviço Público, Ética e Diversidade, promove o debate e a reflexão sobre a sua evolução e conquista. Debate contou com a presença de cerca de 60 participantes e as visitas à Reserva Museológica contaram com a presença de 16 participantes.

  • Programa
  • Fotos Reserva Visitável: 123
  • Fotos Debate: 1234
  • Foto Documentário: 1

 

 

Conversas Gigantes...sobre, para e com crianças

Associação "Soy Niño, Sou Criança"

No campo da educação não formal, pretende-se insertar uma contribuição de participação infantil na média desenvolvendo tarefas de uma escola de educomunicação (educação através da comunicação) e de sensibilização ambiental para e com as crianças. Para este fim, se conta com uma parceria com o Diário de Minho, jornal regional do norte, para publicar uma página com a participação das crianças formadas nas oficinas prévias. Pretende-se estimular nas crianças e jovens o valor da palavra e do papel da comunicação responsável. 

 

 

Pegadas Digitais

Universidade do Minho

A actividade a ser desenvolvida terá como base uma página na internet – em formato wordpress – onde os alunos envolvidos irão apontar as suas experiências com as tecnologias da actualidade. Estas experiências serão transmitidas por partes escritas pelos mesmos, e outras em que eles demonstrarão o seu interesse por meio de jogos, vídeos, imagens, etc. 

 

 

Jornalismo Impresso vs Jornalismo Online 

UM

Esta iniciativa consiste numa conferência que reunirá diferentes pontos de vista relativamente ao futuro do jornalismo impresso, numa fase em que o jornalismo online se encontra em ascensão.

  • Fotos: 123456

7 Dias com os Media

Media Lab Diário de Notícias

No âmbito da Operação “7 Dias com os Media” o Media Lab do Diário de Notícias vai promover, entre 3 e 10 de Maio, sessões de debate entre estudantes e personalidades de referência.

Media + Inclusivos

I.P. de Leiria

Dinamização um conjunto de ações de reflexão sobre o papel dos meios de comunicação nas dinâmicas de inclusão. Com incidência na problemática das acessibilidades nos media, mas abordando também a reflexão sobre o impacto dos discursos, produziram-se espaços de discussão e ações de formação orientados para sensibilizar/contribuir para um ambiente mediático mais inclusivo.

 

Já consumiste media hoje?

UM

Esta actividade acontecerá em torno de algumas entrevistas a alunos da Universidade do Minho, de modo a perceber quais os tipos de media eles já consumiram no dia 7 de Maio, dia da aplicação da nossa iniciativa, assim como os seus hábitos de consumo mediático. Estas pequenas reportagens resultarão num vídeo a divulgar posteriormente, que mostrará as respostas dos alunos, ao estilo Vox Pop.

 

Jornalismo e Censura 

Universidade Lusófona

A 15 de maio, a licenciatura em Comunicação e Jornalismo da Universidade Lusófona, em parceria com o Movimento Não Apaguem a Memória e a revista Visão, promoveu um debate sobre o tema “Jornalismo e Censura”. 

A presença dos media no quotidiano das gerações mais novas

UM

A atividade consiste na pesquisa e na recolha de notícias por parte de alunos do 3.ºano sobre o que se passa no mundo percebendo como os media estão presentes nas suas vidas. Estas notícias serão expostas num placard cujo título será escolhido pelos alunos. À volta desta seleção de notícias pretendemos desenvolver um debate diário com os alunos acerca das suas escolhas.

Os jovens e os Média: experiências e desafios

Universidade dos Açores

Com esta iniciativa, a Universidade dos Açores estimulou o diálogo de estudantes e professores com responsáveis de órgãos de Comunicação Social da Região (diretores, jornalistas e outros profissionais dos “media”), a partir de alguns tópicos previamente combinados, nomeadamente relacionados com estratégias dos Orgãos de Comunicação Social de aproximação ao público mais jovem, com o que os jovens consomem nos media tradicionais e nos novos “media”, bem como os temas que os jovens gostariam de ver mais tratados nos Orgãos de Comunicação Social.

A operação nacional "7 dias com os Media" é uma iniciativa aberta a todas as pessoas e entidades que a ela queiram associar-se desenvolvendo os seus projetos. Participe!

Mais informações sobre Media e Deficiência

© 2013 Gabinete para os Meios de Comunicação Social AcessibilidadeFicha TécnicaMapa do site

Promotores do colóquio

  • Logo da Comissão Nacional da UNESCO - Portugal com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo do Conselho Nacional de Educação com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo da Direção-Geral da Educação (DGE) com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo da ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo do GMCS - Gabinete para os Meios de Comunicação Social com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo da Rádio e Televisão de Portugal com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo da Rede de Bibliotecas Escolares com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho com ligação ao seu sítio electrónico

Com o apoio de:

Front.end MultimédiaCentro UNESCO Imagem, Som e Criatividade

Página atualizada a:
22-05-2016 às 21:59