• 2.0.pos.jpg
  • 6.0.pos.jpg
  • 1.0.pos.jpg
  • 5.0.pos.jpg
  • 3.0.pos.jpg
  • 4.0.pos.jpg

Iniciativas 2016

Os media na educação

Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva/EB Comendador Ângelo Azevedo

Para assinalar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, num trabalho colaborativo do professor de TIC com a professora bibliotecária, realizaram-se um conjunto de atividades com alunos de 7.º e 8.º anos, promovendo junto dos alunos sessões (teóricas e práticas) com vista a salientar a importância da liberdade de imprensa e a importância dos media na educação. Os alunos sistematizam a informação utilizando diferentes aplicativos computacionais. Realização de trabalhos em Publisher, PowerPoint, Word, Windows Media Player, …

Ficha técnica

 

SOS Azulejo

Agrupamento de Escolas do Torrão

Acção de pintura de azulejos no jardim público, cuja divulgação foi feita através de meios audio visuais, nomeadamente a rádio escola , redes sociais( facebook, blog da biblioteca e pagina do Agrupamento) e afixação de diversos cartazes pela comunidade.

Ficha técnica

 

De Porta Aberta

Universidade do Minho

Apresentação do projecto \'Porta 253\', e showcase de uma banda.

Ficha técnica

 

Da literatura à vida

Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo

Partindo de leituras de excertos do livro “O rapaz de olhos azuis”, de Joanne Harris feitas pela professora bibliotecária, propiciar a reflexão sobre os comportamentos adequados e desadequados a ter na web; divulgar o programa Internet Segura com a distribuição de material informativo sobre o uso da internet e promover a postagem de comentários sobre a iniciativa.

Ficha técnica

 

Semana "Sete dias com os media"

Colégio Senhor dos Milagres

Ao longo da semana de 03 a 09 de maio, os alunos do Colégio Senhor dos Milagres analisaram uma apresentação multimédia nas aulas de Português, de maneira a aprofundarem os seus conhecimentos acerca dos media, reconhecendo, ao mesmo tempo a importância da liberdade de imprensa. Num último momento, construiu-se um mural com mensagens dos alunos relacionadas com a importância dos media e com a liberdade de imprensa. Nas aulas de História foi analisada a temática das redes sociais, dando enfase às mais-valias e perigos que abarcam, bem como uma consciencialização da correta utilização das mesmas. Na Biblioteca Escolar, esteve patente uma exposição sobre os media (principais medios de comunicação, sua evolução e características). Neste espaço, os alunos responderam a questionários e desafios para avaliar o seu grau de conhecimento sobre os meios de comunicação.

Ficha técnica

 

Entrega de Prémios e Menções do Concurso 7 Dias, 7 Dicas sobre os Media 2015-16

Comissão Nacional da Unesco, Direção-Geral da Educação, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Rede de Bibliotecas Escolares, Fundação PT e Museu das Comunicações

Visionamento dos trabalhos distinguidos no concurso, debate com alunos, professores e pais sobre a realização dos trabalhos e o uso dos media na escola e na biblioteca escolar; entrega de prémios e menções honrosas.

Ficha técnica

 

Destaques na Visão Júnior

EB 2,3 de Nogueira - Braga

Após um diálogo sobre os diferentes Media e a liberdade de imprensa, cada aluno vai à biblioteca buscar uma revista Visão Júnior para analisar a capa e o seu conteúdo de forma a encontrar o tema de destaque desse número. Apresentas as possíveis razões para a escolha jornalística. Apresenta à turma/grupo de alunos.

Ficha técnica

 

Vox Pop da Comunicação - Vais-te deixar apanhar?

Universidade do Minho

A atividade consiste na concretização de uma vox pop na Universidade do Minho. Os estudantes da Universidade serão abordados por nós acerca de vários temas no âmbito da comunicação. Desta forma, pretendemos elaborar perguntas sobre Publicidade, Relações Públicas, Jornalismo, Audiovisual e Multimédia. Abordaremos, também, um profissional de cada área com vista a obter respostas mais alargadas e confrontá-las com as dos estudantes. Após as gravações das respostas, iremos proceder à edição de todos os materiais obtidos de modo a resultar no vídeo final “Vox Pop da Comunicação – Vais-te deixar apanhar?”. Assim, a vox pop irá dividir-se em duas partes: o entretenimento, que advém das respostas por parte dos alunos, e uma vertente mais aprofundada e consistente daquilo que é cada uma das áreas da comunicação, que resulta das respostas dos profissionais (professores das respetivas áreas).

Ficha técnica

 

“Conto a Contar, Aprendo a Poupar” – Media, Publicidade e Consumo

Agrupamento de Escolas de Pombal

Na sequência do trabalho que tem vindo a ser realizado no âmbito da educação financeira, será abordado um subtema ligado ao papel dos media e da publicidade na sociedade de consumo . Os alunos serão convidados a visionar um filme da MediaSmart (https://www.youtube.com/watch?v=c3pC6gQVoAk#t=142) e, a partir daí e tendo em conta os conhecimentos já adquiridos, serão convidados a refletir sobre o papel dos media na criação de “desejos consumistas” que põem em perigo a sustentabilidade do planeta. Esta reflexão será acompanhada de pequenos excertos de vídeos/ documentários sobre o “Obsolescência programada”. Na sequência deste trabalho, os alunos serão convidados a fazer , em sessões posteriores, um compromisso ambiental adequado à sua faixa etária.

Ficha técnica

 

Mensagens Publicitárias nos Conteúdos Televisivos

Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Elucidar acerca dos direitos e dos deveres das empresas anunciantes e dos operadores televisivos; na programação e na informação, identificar as formas lícitas e proibidas de publicidade na televisão, a legislação aplicável e a regulação do setor pela ERC.

Ficha técnica

 

7 Dias com os Media, 7 Dias Multimédicos

Instituto Superior Miguel Torga

Participação da Licenciatura em Multimédia do Instituto Superior Miguel Torga na iniciativa nacional “7 Dias com os Media“ através de uma plataforma multimédia com conteúdos informativos, jogos e atividades para realizar em contexto de sala de aula.

Ficha técnica

 

Os média e os mais velhos

Universidade do Minho

A atividade consiste em pôr os idosos em contacto com os média. Será feito um jogo didático em que cada pessoa retira de um saco, de forma aleatória, um papel com uma pergunta relacionada com os meios de comunicação. O objetivo será todos os participantes responderem a todas as perguntas retiradas por cada uma das pessoas.

Ficha técnica

 

«Vamos ajudar os meninos a “viajar” em segurança!»

Escola Básica e Secundária de Anadia - Agrupamento de Escolas de Anadia

Ação dinamizada nas salas de aula das turmas do 4.º ano do Centro Escolar de Arcos (Anadia), pelos alunos do Clube de Jornalismo. Distribuição de marcadores aos alunos. Afixação de cartazes em lugares estratégicos do Centro.

Ficha técnica

 

Oficina de Cinema, Educação e Comunicação Comunitária

Rede Media e Literacia

A educação para utilizar os media com autonomia e criticidade é um fator fundamental para o exercício da liberdade de expressão, entendido como o direito de ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias, por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. O desenvolvimento tecnológico possibilitou a construção de conhecimentos em rede e potencializou práticas culturais colaborativas e compartilhadas. Entendemos que o cinema é um discurso imbuído de pensamentos e questões ideológicas, ou seja, representa os interesses de pessoas e/ou grupos que o produzem. Torna-se importante para que possamos discutir de modo mais aprofundado o cinema e a educação, falarmos sobre esta questão dos dispositivos construídos ideologicamente. Esta oficina analisa como o conhecimento sobre a linguagem, a estética e os ambientes do cinema podem favorecer a literacia mediática que hoje passa por ambientes de convergência. Conhecer a linguagem do cinema e participar dos projetos de cinema e educação permite que as pessoas tenham uma outra visão do mundo? Como os jovens percebem, pensam e veem os projetos de cinema e educação que participam? E como as temáticas abordadas nesta oficina podem contribuir para uma maior inclusão social?

Ficha técnica

Mais info

 

Literacia para os media: Compreender e utilizar criticamente a informação televisiva

Entidade Reguladora para a Comunicação Social

A ação «Compreender e utilizar criticamente a informação televisiva» divulga alguns conceitos jornalísticos considerados fundamentais, assim como os mecanismos de defesa à disposição dos espetadores, que irão, consideramos, contribuir para a formação de uma cidadania ativa e crítica no consumo e utilização da informação televisiva.

Ficha técnica


A Europa nos media, os media na Europa

Agrupamento de Escolas Clara de Resende/ Escola Secundária 2,3 Clara de Resende

De 9 a 13 de maio comemoramos a Semana da Europa no Agrupamento de Escolas Clara de Resende, com especial enfoque para o dia 9 de maio - Dia da europa. Atividade integrada no PAA da BE em articulação com o grupo de geografia. A comemoração da Semana da Europa e do Dia 9 de maio - DIA da Europa - tem por objetivo atingir metas muito diversificadas e fundamentais, assumindo-se como iniciativa integradora e multicultural, em que os media (tradicionais e atuais) se constituem como base da aprendizagem e construção do conhecimento dos alunos. Pressupõe um conjunto variado de atividades e formas de atuação que permitem chegar a um público variado, com motivação e interesses diversificados.

Ficha técnica 

Mais info 

 

Centro Interpretativo Padre António Vieira

Agrupamento de Escolas de Alvalade 

Sensibilizar para a cidadania global

Ficha técnica

Mais info 

 

Reportagem "Literacia Mediática em Portugal"

Universidade Autónoma de Lisboa

Apresentação da reportagem “Literacia Mediática em Portugal: Passado, presente e futuro”, realizada no âmbito do Mestrado em Comunicação Aplicada - UAL, com depoimentos de António Granado, Dora Santos Silva, Inês Amaral, Alexandre Varela Cid, João Gaspar, Eunice Valente e alunos (durante uma ação de formação no MediaLab do DN). Durante uma semana e de forma atrativa, todos os alunos do Departamento de Ciências da Comunicação da Autómoma vão ter contato com o conceito de “Literacia Mediática”, através desta reportagem. A peça vai também ser divulgada via redes sociais online e site do UALMedia, entre outros.

 Ficha técnica

 

Exercer a Cidadania na Era Digital: os riscos e as oportunidades 

Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima

Reflexão sobre o exercício da cidadania na era digital. Que riscos corremos? Que oportunidades temos?

Ficha técnica

Mais info

 

O Mundo na Ponta dos Dedos

Universidade do Minho

Compreender a percepção e relação das crianças com algumas redes sociais

Ficha técnica

Mais info

 

Literacia e Media digitais: Sabe navegar na internet de modo consciente, seguro e eficaz?

Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Desenvolver uma ação que estimule a relação das pessoas com a internet, sensibilizando-as para práticas relacionadas com a participação em ambiente online e o exercício da cidadania.

Ficha técnica

 

Moving Cinema - Cineclube das Gaivotas

Os Filhos de Lumière

Projecção-conversa com o filme "Conto de Verão" de Eric Rohmer.

Ficha técnica

Mais info

 

Serviço Público de Media e Literacia Mediática 

Rádio e Televisão de Portugal : Núcleo Museológico e Apoio ao Serviço Público 

Esclarecer os mais jovens, através de uma abordagem simples, rigorosa e esclarecedora, sobre o conceito e a importância da Literacia Mediática, em articulação com as atividades de Serviço Público desenvolvidas pela RTP, particularmente no que respeita à sua Área Museológica, com o objetivo de os sensibilizar para a importância do uso informado, crítico e responsável dos Meios de Comunicação nas suas várias plataformas, nomeadamente digitais, incentivando a exploração destes ambientes de um modo lúdico e simultaneamente educativo.

Ficha técnica

Mais info

 

Detox Digital 

Universidade Católica Portuguesa

A atividade consiste no desafio a alunos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa para que façam um período ‘off’, sem utilização de tecnologias digitais, levando-os a reflectir sobre a experiência (em registo escrito, vídeo ou áudio) e sobre o papel dessas tecnologias no seu quotidiano. Nesse âmbito, serão debatidas questões sobre a adição em relação às tecnologias digitais e sobre a utilização quase em exclusivo das tecnologias digitais para aceder à informação. São já muitas vozes críticas quanto ao uso indiscriminado das ferramentas web, entre as quais se destacam autores como Nicholas Carr e Susan Greenfield. Estes temas são particularmente relevantes do contexto do ensino superior. As questões que pretendemos explorar neste âmbito e para as quais desafiaremos os participantes na atividade são: como fazem pesquisas e o que recordam dessas pesquisas?, como fariam uma pesquisa de informação sem se socorrerem de ferramentas digitais?, como validam essa pesquisa?, Qual o impacto no seu dia-a-dia dos dispositivos tecnológicos, especialmente do telemóvel, como repositório ou proxy de memória (ex.: horários de transportes públicos; números de telefone; moradas, etc.).

Ficha técnica

 

A publicidade pelo olhar das crianças

Universidade do Minho

Perceber  a  forma  como  crianças  que  não  sabem  ler  interagem  com  a publicidade

Ficha técnica

 

Refletir nos meios de comunicação

Universidade do Minho

Esta atividade consiste na realização de entrevistas num ambiente de jogo. Serão selecionadas um conjunto de diferentes pessoas com idades selecionadas aleatoriamente. Será colocado um esquema de jornal onde os jogadores têm de escolher quais as noticias de maior destaque/relevância para a capa de um jornal. Assim será possível entender até que ponto estes estudantes compreendem as escolhas feitas pelos jornais impressos.

Ficha técnica

Mais info

 

Mini Cine

Universidade do Minho

A atividade consiste em acompanhar os alunos na realização de uma curta coletiva. Levaremos já um guião muito simples elaborado, havendo espaço para os alunos darem sugestão e de seguida a filmagem da curta em si. O grupo editará a curta e depois mostra o resultado final aos alunos. Haverá também uma apresentação do curso e das áreas que aborda.

Ficha técnica

 

Capacitar: bibliotecas universitárias e literacias

Instituto de Educação e Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

De 3 a 6 de maio, a biblioteca do Instituto de Educação e da Faculdade de Psicologia da ULisboa promove um ciclo de formação e debate em torno de diversas literacias – da leitura, estatística, digital e mediática - e partilha as suas melhores práticas, através de atividades e workshops abertos à comunidade académica e profissional.

Ficha técnica

 Mais info

 

Os media e a realidade

Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes / Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes

Uma das virtudes da vida em democracia é a possibilidade de escolha livre. Mas será a escolha livre quando é condicionada pela informação disponível ? A questão ganha nova expressão nos tempos que correm. Aos hábitos de prática da censura, sucedeu o "ruído" produzido pelos critérios editoriais e pelas avalanches de informação debitadas pelos média sedentos de audiências, que dispersam a atenção e tornam cada vez mais difícil distinguir o que é relevante. Neste contexto, será a democracia uma realidade?

Ficha técnica

 

Jornalismo, ativismo e democracia - Questões e práticas no cruzamento entre imprensa e minoria

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Um dos papéis do jornalismo é a proteção da democracia e, porque não existe democracia verdadeira sem igualidade e sem respeito pela diversidade e pelos direitos de todas as pessoas, o evento que aqui se propõe - uma mistura de tertúlia e workshop - pretende abordar este tema de uma forma proativa. Portugal é um país com um profundo passado colonialista, sexista e lésbigaytransfóbico - e que se reflete num presente que ainda o é, embora de outras formas, porventura mais subtis. Uma das maneiras de expressar e prolongar essas formas de discriminação é através dos media - representações caricaturais racistas, sexistas e lésbigaytransfóbicas são comuns. Também no jornalismo é possível ver traços dessas abordagens discriminatórias - através das pessoas que são ou não entrevistadas e dos enquadramentos que são ou não dados a estas temáticas sociais. A literacia para os media implica também perceber como estes funcionam e, por isso, abordaremos vários aspectos: 1)  Qual a importância de trabalhar estes temas, para o jornalismo? 2)    Quais os desafios profissionais e pessoais, dentro e fora da redação, ao trabalhar estes temas? 3) Que dicas e conselhos podem ajudar jornalistas e ativistas de minorias a trabalharem de uma forma produtiva para a democracia e para o público em geral? 4)        Que experiências podem partilhar jornalistas e ativistas e o que podemos aprender sobre como funciona o jornalismo? 5)  Será que existe uma divisão total entre ativismo e jornalismo, e será que ela faz sentido? A dinamizar esta sessão estará Catarina Marques Rodrigues (jornalista no Observador), Carla Fernandes (jornalista na Rádio Afrolis), Fernanda Câncio (jornalista no Diário de Notícias), com moderação a cargo de Daniel Cardoso (docente da ECATI e ativista do grupo PolyPortugal).

Ficha técnica

Mais info

 

Antena 5

Universidade do Minho

Uma rádio em podcast.

Ficha técnica

Mais info

 

Workshop de Ilustração

Universidade do Minho

Esta atividade está inserida na atividade dos 7 dias com os media e consiste num workshop de ilustração para crianças, de idades compreendidas entre 8 e 10. No âmbito do workshop, pretendemos realizar um exercício com as crianças, que envolve a interpretação de um notícia.

Ficha técnica

 

Quem quer ser jornalista?

Universidade do Minho

A atividade, dirigida a estudantes do Ensino Secundário, consistirá numa breve apresentação sobre o jornalismo e a forma como este constrói a realidade social, e é, simultaneamente, construído por essa mesma realidade, mas isto processar-se-á sobre a forma do concurso televisivo “Quem quer ser milionário?”, sendo dirigidas perguntas ao público-alvo e explicadas, de seguida, as respostas corretas. Serão, por exemplo, apresentadas questões que consistirão em comparar notícias de diferentes órgãos de comunicação social, de forma a perceber de onde advêm as diferenças e por que são escolhidas determinados assuntos e palavras e não outros. Por fim, os estudantes serão desafiados a realizar o trabalho de filtragem feito todos os dias pelos jornalistas, escolhendo o agenda-setting e as frases a utilizar nos títulos e ao longo das notícias.

 Ficha técnica

 

Hora da pipoca

Universidade do Minho

A atividade será desenvolvida por um grupo de 4 alunos de Ciências da Comunicação da Uminho. Consiste numa tarde dinâmica com alunos do 4º ano onde serão abordados diversos temas relativos à Indústria Cinematográfica, de forma didática e divertida.

Ficha técnica

Mais info

 

Crescendo entre ecrãs: desafios do serviço público de televisão na relação com públicos infanto-juvenis

FCSH - Universidade Nova de Lisboa

Nesta sessão, Andrea Basílio, responsável pela programação infanto-juvenil da RTP e antiga aluna de Ciências da Comunicação da FCSH, vai partilhar com os participantes os modos como tem vindo a ser pensada esta programação e dar conta de desafios, oportunidades e constrangimentos que marcam esta área de programas em tempos de convergência.

Ficha técnica

 

Os Media no ensino das Alterações Climáticas - Conferências “Clima em Direto” via livestreaming

Agrupamento de Escolas Clara de Resende / Escola Secundária 2,3 Clara de Resende

Participação de duas turmas de 7º e 11º ano da Escola Clara de Resende, no âmbito da disciplina de geografia e das temáticas lecionadas, nas Conferências “Clima em direto”, nos dias 6 e 15 de abril 2016, entre as 11:00 e as 12:00, sobre alterações climáticas, transmitidas via livestreaming para várias escolas do país e dinamizadas pela Clima@EduMedia, onde especialistas convidados abordam os temas da Biodiversidade e da Água na perspetiva das mudanças do clima.

Ficha técnica

 Mais info

 

Faz de conta na TV

Universidade do Minho

Ficha técnica

Mais info

 

 7 X Média

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Durante 7 dias, o projeto Clima@EduMedia vai lançar um conjunto de boas práticas relacionadas com o uso dos média, para sensibilizar a comunidade educativa e estudantil portuguesa para a importância das literacias mediática e científica.

Ficha técnica

 

Exposição- Retrospetiva histórica da Imprensa Local

Grupo de Amigos de Castelo de Vide

Visitas Guiadas à Exposição aos alunos do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide

Ficha técnica

 

Conferência- " A Europa nos nossos dias- A Coesão, a solidariedade e os desafios atuais " com Ana Pereira

Grupo de Amigos de Castelo de Vide

Comunicação interativa que irá despertar consciências para a problemática da Europa dos nossos dias, a crise e os refugiados. Sensibilizar para o desafio presente e futuro, apelando a união dos países.

Ficha técnica

 

Repórter Clima

Faculdade de Letras da Universidade do Porto – Curso de Ciências da

Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia

Jovens do Ensino Secundário vão assumir o papel de jornalistas numa conferência de imprensa com um especialista em ambiente, colocar questões e fazer os seus próprios conteúdos jornalísticos multimédia. No Curso de Ciências da Comunicação, ao longo do dia 6 de maio de 2016, os alunos participantes terão a oportunidade de perceber mais sobre o jornalismo e a sua componente prática e como é possível aprender sobre o ambiente através dos média.

Ficha técnica

 

Crianças Primeiro

CINANIMA 

O programa CRIANÇAS PRIMEIRO pretende realizar filmes de animação com alunos do 1º ciclo.

Ficha técnica

 

Os bons e os maus da fita

Universidade de Aveiro e cooperativa de educação e ensino " A Torre" Lisboa 

A influência da exposição das crianças aos media produz uma diversidade de efeitos, nos comportamentos, crenças, valores e atitudes. COnversar com as crianças sobre o que pensam acerca dos heróis e visões que habitam as narrativas televisivas às quais estão expostas é o ponto de partida para dinamizar a elaboracao das suas próprias narrativas , desenharem os bons e os maus da fita e realizarem um produto de animação de um minuto.

Ficha técnica

 

Voz da publicidade

Universidade do Minho

A atividade acordada pelo grupo foi a realização de uma vox pop. Neste, faremos algumas perguntas sobre publicidade e o conhecimento que as pessoas têm sobre este mesmo tema. Queremos comparar opiniões de diferentes pessoas, daí escolhermos faixas etárias distintas de forma a obter uma maior diversidade de respostas. Queremos, com isto, promover uma perspetiva verdadeira sobre o que é realmente a publicidade, os seus pontos fortes e fracos. 

Ficha técnica

Mais info 

 

Sabes o que é transmedia?

Universidade do Minho

Transmedia é um fenómeno que tem vindo a crescer devido à evolução das novas tecnologias que permitem o transporte da informação para as múltiplas plataformas de comunicação. De uma forma clara e objetiva é a transmissão de uma mensagem ou história através de vários medias, onde o principal foco é a história a ser transmitida. Exemplos claros de transmedia são os jogos que passam a filmes, blogs de personagens de telenovelas para criar interação com o público, ou até mesmo em publicidade. Foi criado há alguns anos e desenvolveu-se na indústria de entretenimento (cinema e televisão) dos Estados Unidos, em séries como Lost ou em filmes como Matrix e Piratas das Caraíbas que tiveram acções transmediáticas que repercutiram em todo o mundo.

Ficha técnica 

 

Escolinha dos media

Universidade do Minho

Numa atividade que compreende jogos e que pressupõe, indissociavelmente, interações com crianças, serão colocadas questões acerca dos media e seus conceitos estruturantes segundo uma linha dinâmica e criativa. Fácil e inevitavelmente se depreende, com este projeto, uma necessidade de transmissão de noções básicas e suas conceções integrantes relativamente aos meios de comunicação. O retrato e acompanhamento de tais ações será assegurado por relatos dos membros, podcasts numa página de internet, fotografias e vídeos.

Ficha técnica

Mais info

 

7 Dicas sobre os Media e Liberdade de Expressão

Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro

Os alunos produzem uma animação no Powtoon sobre um de dois temas: 7 Dicas sobre os Media ou Liberdade de Expressão. As melhores animações serão publicadas na página da escola na internet e no circuito interno de televisão.

Ficha técnica

 

Media.com

Universidade do Minho

Dar a conhecer o campo dos media através das áreas de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas e Multimédia e, ao mesmo tempo, mostrar como funcionam as áreas de estudo. É pretendido ainda mostrar como estas áreas tem sido influenciadas pela internet e pelo desenvolvimento tecnológico. Pretende-se que os alunos tenham acesso aos laboratórios da universidade para perceberem o que pode ser feito em cada área do curso e aí colocá-los a participar em atividades, como por exemplo: uma gravação no estúdio de som, elaboração de uma publicidade, etc. A par desta prática seria realizada uma pequena apresentação/introdução, com o intuito de informar os alunos sobre a importância dos media e dos novas formas de comunicar através da internet e dos dispositivos móveis; um Speed Dating com a participação dos docentes Felisbela Lopes, Martin Dale e Ana Melo a representar cada uma das áreas.

Ficha técnica

 

3 2 1 Mostra o que sabes!

Universidade do Minho

O “3 2 1 Mostra o que sabes” consiste num quizz cultural, sendo que o grupo pretende abordar pessoas no centro de Braga e fazer-lhes algumas questões relativas aos media. Este quizz será gravado, de forma a que exista um vídeo que documente toda a atividade.

Ficha técnica

 

Papel da mulher em Game of Thrones

Universidade do Minho

No âmbito desta iniciativa da literacia para os média, temos como ideia base realizar um debate com fãs de “Game of Thrones”, onde possamos discutir a representação da mulher na série. 

Ficha técnica

 

Curtas de Animação

Agrupamento de Escolas de Alpendorada

Integração de visualização de diferentes curtas de animação na Semana Cultural do Agrupamento, destacando e comentando alguns dos títulos presentes como História Trágica com Final Feliz, de Regina Pessoa; Feral, de Daniel Sousa; Suleima, Jalal Maghout; e, Os Fantásticos Livros Voadres do Sr. Morris Lessmore, de William Joyce.

Ficha técnica

Mais info

 

ESCS_7 Dias Com os Media

Escola Superior Comunicação Social/Instituto Politécnico de Lisboa

No âmbito da iniciativa 7 Dias com os Media, a Escola Superior de Comunicação Social / Instituto Politécnico de Lisboa promove e participa, na semana de 3 a 9 de maio, num ciclo de atividades que pretende discutir o papel que os media desempenham nas várias áreas do nosso quotidiano.

Ficha técnica

Mais info

 

Aprender com os Media, hoje!

Agrupamento de Escolas Abade de Baçal

Painel de convidados de representantes dos diferentes Media, local, a fim de questionar e informar da importância da Educação para os Média, na Escola. Problematização do desenvolvimento da literacia mediática e outras literacias na Escola e seu contributo no desenvolvimento das aprendizagens

Ficha técnica

Mais info

  

Vamos falar sobre os media

Universidade do Minho

Com base no tema “o modo como os media influenciam e até configuram a vida quotidiana e a cultura”, iremos centrar-nos nas áreas que constituem o curso de Ciências da Comunicação. Desta forma, abordaremos várias pessoas em locais públicos interrogando-as acerca dos seus conhecimentos sobre jornalismo e publicidade e relações públicas, essencialmente. Em relação ao Jornalismo, colocaremos questões acerca das principais influências no jornalismo e questões relacionadas com a ética jornalistica. Já na parte da publicidade e relações públicas tentaremos perceber que ideia as pessoas tem acerca dos profissionais destas áreas.

Ficha técnica

 

"Os média vão às aulas"

Universidade do Minho

Ficha técnica

Mais info

 

Atividade “Big Picture” dos direitos humanos

Catapulta E6G e ANLite

O “Big Picture” dos direitos humanos é uma atividade a desenvolver com os jovens do Catapulta E5G, recorrendo ao formato do programa televisivo. Tem uma duração prevista de 1h. 

Ficha técnica

 

Um novo impulso no Projeto Catapulta… dinamizamos Abril!

Projeto Catapulta E6G/RadioActive101 - Portugal

Esta emissão inaugura a 6ª geração do Projeto Catapulta (promovido pelo SOS RACISMO no âmbito do Programa Escolhas). Assim escolhemos O tema da Liberdade com o foco desta emissão, com a recriação da canção de intervenção de Sérgio Godinho. Também será abordada a campanha “E se fosse eu?” que decorreu neste mês de Abril. Finalmente damos a conhecer o novo membro da equipa, o dinamizador comunitário - um jovem que evoluiu de um participante entre iguais para um responsável pelos diversas atividades dentro do nosso projecto. Emissão prevista para dia 4 de maio, pelas 17h.

Ficha técnica

 

A liberdade de Imprensa trocada por miúdos

Media Lab

Durante o Workshop Faz o teu jornal 3º e 4º ano , Domingos Andrade Diretor adjunto do JN conversa com alunos do 3º ano no dia da liberdade de imprensa.

Ficha técnica

 

Conta-me como foi

Universidade do Minho

Esta actividade consiste na recolha de testemunhos sobre o impacto e utilização dos media no dia-a-dia do cidadão comum. Estes testemunhos foram posteriormente editados para um pequeno vídeo comum a ser exibido na Universidade do Minho no dia 3 de Maio, sendo as entrevistas na íntegra disponibilizadas numa página de Facebook (https://www.facebook.com/Conta-me-Como-Foi-638833532934628/)

Ficha técnica

 

Os media e os idosos

Universidade do Minho

Realização de um Vox Pop a pessoas com idades a partir dos 65 anos, com o objectivo de entender a relação que possuem com os media, os seus hábitos de consumo e também as opiniões que têm face ao que existe e conhecem.

Ficha técnica

 

"Culto? Tu?"

Universidade do Minho

Para a realização desta atividade teremos um mapa de Portugal de grandes dimensões (1m de altura) e, ao lado, pequenas imagens de algumas tradições culturais de cada região portuguesa. Trata-se de um jogo em que o objetivo é que os participantes façam corresponder cada tradição a um distrito/região do nosso país.

Ficha técnica

Mais info

 

(Des)Liga-te: nem 8, nem 80

Universidade do Minho

Apresentações e atividades acerca dos media.

Ficha técnica 

Mais info

 

 

 

 

 

 

A operação nacional "7 dias com os Media" é uma iniciativa aberta a todas as pessoas e entidades que a ela queiram associar-se desenvolvendo os seus projetos. Participe!

Mais informações sobre Media e Deficiência

© 2013 Gabinete para os Meios de Comunicação Social AcessibilidadeFicha TécnicaMapa do site

Promotores do colóquio

  • Logo da Comissão Nacional da UNESCO - Portugal com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo do Conselho Nacional de Educação com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo da Direção-Geral da Educação (DGE) com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo da ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo do GMCS - Gabinete para os Meios de Comunicação Social com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo da Rádio e Televisão de Portugal com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo da Rede de Bibliotecas Escolares com ligação ao seu sítio electrónico
  • Logo do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho com ligação ao seu sítio electrónico

Com o apoio de:

Front.end MultimédiaCentro UNESCO Imagem, Som e Criatividade

Página atualizada a:
22-05-2016 às 21:59